quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA

O QUE É SER ADULTO?
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO ADULTO?
QUANDO UMA PESSOA SE TORNA ADULTO?
QUAIS OS DESAFIOS DA VIDA ADULTA?
COMO O ADULTO APRENDE?
Ao iniciarmos as aulas da Interdisciplina de Psicologia a partir destes questionamentos e através da participação em um texto coletivo foi bastante motivador, pois favoreceu a reflexão, o intercâmbio de aprendizagens e análise de vários argumentos diferentes sob determinados enfoques.
O meu entendimento sobre as perguntas colocadas pela professora Jaqueline Picetti foram os seguintes:
O adulto é um ser em relação com os outros, com o seu corpo, com o tempo e com os objetos. O contato com o mundo contribuirá para a formação da identidade.
A estrutura das relações constitui-se através da confirmação e negação, ao realizarmos escolhas, o desejo nos move, a busca por ideais e o desenvolvimento afetivo.
O adulto aprende de forma cognitiva através da ação, da transformação e do estabelecimento de relações.
Ser adulto é ser exemplo e ter autonomia para encarar os desafios da vida. Realmente temos grande preocupação em ser um modelo, um exemplo para ser seguido por nossos filhos, principalmente. Seguidamente ouço pais tendo o cuidado ao falar determinado assuntos diante da presença de crianças, pois são conversas de adultos. Nos preocupamos demais com os sintomas e muito pouco com o lugar do qual provêm as informações, por exemplo, os programas de televisão, tais como novelas, programas de humor, em que as crianças têm liberdade de assistir junto com os adultos. Há uma contradição de opiniões e ações.
O adulto tem mais capacidade de superar as adversidades da vida e há alguns que nos surpreendem, pois diante das dificuldades e perdas conseguem transmitir sentimentos de conforto e tanta força interna e outros diante de pequenos obstáculos sentem-se desamparados e atordoados. Há exemplos de crianças que encaram os problemas com maturidade e serenidade de adulto, enquanto adultos reagem como crianças.
À medida que adquirimos responsabilidades e assumimos compromissos cada vez mais sérios e comprometedores acredito que estamos ingressando na vida adulta, sem contudo ter uma idade cronológica fixa, pois depende de muitos fatores individuais e sociais que exercem influências.
O adulto precisa aprender a planejar, direcionar e avaliar as ações para enfrentar os desafios desta fase em que o tempo parece que passa cada vez mais rápido.

Nenhum comentário: