quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Para realizar a atividade 3 da Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental realizei a leitura do texto: Gestão Democrática na e da Educação: concepções e vivências, de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria beatriz Luce. Analisei o mapa conceitual da gestão democrática e elaborei um texto.
Foi uma oportunidade de refletir e comparar a gestão da escola em que atuo com as colocações feitas pelas autoras do texto. Encontrei vários aspectos que demonstram que tem dado os primeiros passos para ser uma escola democrática e participativa em parceria com toda a comunidade escolar.
A partir do funcionamento do Conselho Escolar, regularmente constituído, a escola apresenta outras características, tornando-se mais democrática e compartilhando decisões.
O Conselho Escolar indica uma tendência de transparência de responsabilidades para a sociedade, implica uma redefinição de papéis entre a escola e as demais instâncias administrativas, porém ainda há necessidade de criar e desenvolver novas relações entre o sistema, rede de ensino, órgão central e as instituições.
Na dimensão financeira ocorre a descentralização de recursos através da transferência de verbas dos programas do governo federal de acordo com o número de alunos matriculados e da tipologia da escola, tais como repasse para aquisição de merenda, FNDE/PDDE/MEC (Dinheiro Direto na Escola), parcela única anual e do governo estadual programa da gestão democrática do ensino em parcelas mensais para manutenção e investimento. Todo o recurso exige plano de aplicação e parecer conclusivo para prestação de contas, preenchidos pela direção da escola e aprovados pelo conselho escolar. São situações que ocorrem na escola em que atuo.
A dimensão administrativa é assegurada através da eleição de diretores mediante votação direta de toda comunidade escolar e na eleição dos membros do conselho escolar. A abrangência também se estende para o planejamento do ano letivo, como calendário escolar, gerenciamento do quadro de recursos humanos, reformas e ampliações de espaços físicos, entre outros.
Na dimensão pedagógica a autonomia está presente na elaboração e definição da proposta pedagógica da escola e dos planos de estudos. Na oportunidade de aperfeiçoamento dos componentes do quadro dos recursos humanos. No planejamento do plano de trabalho dos professores.

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