domingo, 28 de setembro de 2008

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ao preencher o quadro com as concepções e normas de currículo e avaliação, consultei a Proposta Político Pedagógica e o regimento Escolar da escola em que atuo, conforme a atividade solicitava.
O comentário abaixo do quadro foi realizado através da análise e comparação entre o PPP, Regimento Escolar e o texto: CURRÍCULO: O CORAÇÃO DA ESCOLA de Maria Beatriz Gomes da Silva, onde deveria considerar se havia necessidade ou não de realizar mudanças ou melhorias nas concepções e normas relacionadas com as práticas de currículo e de avaliação da escola em que trabalho.
De acordo com as colocações feitas no referido texto e as concepções e normas presentes no PPP e no Regimento considerei que está em consonância com a linha democrática de organização do ensino, onde currículo e avaliação da aprendizagem ocorrem juntos e não há necessidade de alterá-lo.
A organização curricular é seriada, mas não está baseada na pedagogia tradicional exposta no texto, pois nem todos os alunos estudam o mesmo conteúdo simultaneamente e o ritmo de cada um é respeitado. Os trabalhos coletivos e as decisões democráticas prevalecem no ambiente escolar. Há articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, integrando e relacionando o conhecimento e a realidade do aluno de forma significativa.
A avaliação é um processo que acontece durante o bimestre, oportunizando recuperação paralela aos que necessitarem, portanto currículo e avaliação caminham juntos. O aluno é acompanhado diariamente e todo o seu desempenho é considerado para avaliação e de diversas formas: oral, escrita, individual, em grupo, a participação, o interesse, as habilidades, dedicação e auto-avaliação.
Podemos perceber que a concepção de avaliação não é somente classificatória, pois é através da avaliação que o professor reorganizará sua ação pedagógica de forma reflexiva e formativa diante das dificuldades e dúvidas encontradas pelo aluno, acompanhando-o para orientá-lo durante o processo de aprendizagem.

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