quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Após ler os textos indicados no MÓDULO 1 A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO MODELO INSTITUCIONALIZADO DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e O ESTADO MODERNO: DA GESTÃO PATRIMONIALISTA À GESTÃO DEMOCRÁTICA, de Neusa Chaves Batista.
E realizar a comparação entre gestão democrática e gestão patrimonialista, preenchendo o QUADRO 1 indicadores de gestão escolar, escolhi para comentar as seguintes práticas como incompatíveis, de acordo com a atividade 2:
Indicador de gestão democrática: Transparência na prestação de contas.
Os gestores não são proprietários dos meios materiais de administração e produção. Devem se sujeitar à prestação de contas.
Nas escolas estaduais do RS a gestão democrática de ensino estabelece o Conselho Escolar constituído pela direção, representantes eleitos dos segmentos: professores, pais, alunos e funcionários para elaborar o plano de aplicação financeira, acompanhar e analisar a prestação de contas em cada quadrimestre antes de encaminhar para a Coordenadoria Regional de Educação para homologação.
Indicador de gestão patrimonialista: A ausência de transparência na prestação de contas.
Os gestores tomam decisões conforme sua vontade própria, de acordo com o seu ponto de vista pessoal ou conforme indicação de seus superiores sem questionar. Não há separação entre assuntos e patrimônios públicos e privados.
Nas escolas não há constituição de órgão participativo para compartilhar as decisões, debater ou participar ativamente.
Esta atividade proporcionou a análise de diferentes práticas que ainda ocorrem nas nossas escolas e possibilitou refletir o porquê de determinadas atitudes que as direções de escolas tomam baseados ainda em fundamentos de gestão patrimonialista.
A gestão democrática surgiu na educação a partir dos problemas existentes nas escolas públicas, tais como falta de vagas, alto índice de reprovação, abandono escolar. Teve origem em idéias liberais que tinham como objetivo romper com o tradicional em plena luta pela democracia na sociedade.
As relações democráticas na organização escolar é um processo que ocorre através da prática de participação ativa de todos que pertencem à comunidade escolar, compartilhando decisões nas áreas administrativa, financeira e pedagógica.
Para que este processo se concretize é necessário ocorrer mudanças no ambiente escolar, propiciando momentos para debater e apropriar-se do que acontece na escola.

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