terça-feira, 9 de setembro de 2008

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

TEMÁTICA 1 ESTADO, EDUCAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL.
EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA: EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO; EDUCAÇÃO EDEMOCRACIA.
CONCEITOS ESTRUTURANTES:
Na realização da atividade 1 preenchemos um quadro com os conceitos básicos sobre:
DEMOCRACIA, ESTADO, GLOBALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, NEOLIBERALISMO, POLÍTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.
Coloquei com minhas palavras de acordo com o meu entendimento as noções que tinha sobre cada tema. Alguns mais conhecidos tais como: democracia e participação que são interligados, pois participar é atuar, fazer parte e exercer a cidadania, bem como a democracia que é um modelo de governo que conta com a participação do povo. A globalização que se refere a totalização, ao mundo inteiro e as influências do Neoliberalismo na política e na economia do país, termo que não entendia muito bem. O conceito de políticas educacionais relaciona com a melhoria da qualidade da educação, enquanto que as políticas públicas visam a melhoria da qualidade de vida e o acesso de todos e para todos dos bens públicos.
Após ler o texto: “POLITICA PÚBLICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO” de Vera Maria Vidal Peroni preenchemos outro quadro com conceitos adquiridos após a leitura e consulta ao glossário, fazendo uma comparação entre os quadros.
O entendimento sobre os conceitos mencionados acima ficaram mais aprimorados e completos.
Aprendi que o Estado promove e regulamenta o desenvolvimento econômico e social, deixando de ser o produtor de bens e serviços, portanto passa a ser responsável indireto. Sofre influência da lógica de mercado na gestão, embora permaneça com parte do financiamento, tendo o papel mais de avaliador do que de executor. Possui o poder centralizado e controlador para dar continuidade a ordem social vigente, exemplo na política educacional são as provas de avaliação das escolas que são terceirizadas, sem debate ou consulta dos envolvidos no processo.
Que a democracia enfraquece quando em seu conteúdo se perde a discussão das políticas sociais. Passou a ser entendida como manifestação contra a nação, diminuindo a luta por igualdade, dificultando torná-la uma realidade concreta.
Outro conceito que tornou mais esclarecido foi do Neoliberalismo que acredita que o capitalismo não está em crise, mas o Estado, reformando-o e diminuindo sua atuação para vencer a crise, sendo o mercado o condutor deste processo para tornar o Estado mais produtivo e competente através de privatizações dos bens e serviços públicos e esvaziar o poder democrático das instituições públicas.

Nenhum comentário: