quarta-feira, 3 de junho de 2009

QUESTÕES ÉTNICO- RACIAIS NA EDUCAÇÃO

Os povos indígenas conforme o texto extraído do livro: “Os Índios no Brasil: quem são e quantos são.” de Gersen dos Santos Luciano, representante do povo Baniwa: “São aqueles que contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e a colonização que foi desenvolvida em seus territórios.” São, portanto os povos que querem garantir a conservação e a transmissão para as gerações que os sucedem seus costumes, suas crenças, as culturas, a língua, dando continuidade a história do povo indígena. O termo indígena refere-se às diversidades culturais, sociais, econômicas, políticas, espiritual de cada grupo de índios.
Cada povo indígena tem uma maneira peculiar de organização social, política e econômica original e outras que adquiriu a partir do contato com os outros povos, relacionado à concepção de mundo e de vida, baseada em mitos e ritos que conduzem a vida social em que a família é formada por muitas pessoas, reunindo parentes do patriarca ou da matriarca com as demais pessoas que se integram para atingirem objetivos específicos.
Os índios de um modo geral estão recuperando e resgatando seus valores em que os mais jovens estão elevando sua auto-estima, a autonomia, sua dignidade e o orgulho de ser índio, desta forma vão desfazendo os pré-conceitos que predominam sobre eles.
Para haver mudanças e conscientização de que não existem povos sem histórias, admitindo a diversidade cultural e nos corrigindo nas expressões comumente utilizadas, tais como: programa de índio, modos selvagens.
Desenvolver estudos e atitudes que valorizem todos os grupos étnicos baseados no respeito e na igualdade, pois nenhum povo é melhor do que outro porque é diferente, portanto os índios não são inferiores, necessitando ser civilizados e nem seguirem os padrões culturais dos brancos.
Identificar as diferenças presentes no próprio grupo de alunos e em outros grupos para que aprendam a encarar a diversidade com naturalidade e assim desmitificar o pré-conceito ao se falar dos povos indígenas, trabalhando as culturas, os diferentes povos, a formação étnico-racial.

Nenhum comentário: