domingo, 24 de maio de 2009

QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO

Com o objetivo de realizar a atividade solicitada na Interdisciplina de Questões Étnico- Raciais, conversei com cinco alunos de diversas etnias e perguntei como esses alunos se auto-identificam do ponto de vista étnico racial, sendo que dois adolescentes se consideraram negros. Uma jovem de quinze anos e um jovem de catorze anos. Ambos estudantes de escolas públicas.
A jovem relatou que se sente muito bem na escola em que estuda, porque todos lhe tratam com respeito. Fazem trabalho em grupo sem reclamar da sua companhia e participa de todas as atividades desenvolvidas na escola normalmente e que não percebe nenhum tipo de exclusão.
Nesta escola certamente a equipe diretiva, os professores e a comunidade escolar estão compreendendo a diversidade cultural, ocorrendo mudanças históricas e culturais, abolindo o preconceito e a discriminação e promovendo a igualdade entre todos os envolvidos no processo educacional.
Como podemos perceber a aluna tem auto-estima elevada e bom desempenho escolar, pois não reprovou nenhuma série e se considera estudiosa. Não possui sentimentos que a envergonhe de ser negra, provavelmente a família que incentiva os estudos, aconselha e ajuda-a para enfrentar as dificuldades que possam surgir, influenciando-a positivamente, conscientizando-a do valor pessoal que possui independente da aparência física.
As relações interpessoais no ambiente escolar estão baseadas na valorização que os professores dão a diversidade étnico-racial que compõe a comunidade onde a escola está inserida, reforçando o crescimento da auto-estima, atuando com compreensão e diálogo, possibilitando que a relação afetiva torne-se mais uma fonte libertadora no processo de aprender.
A escola em que esta menina estuda tem uma visão multicultural onde às dimensões citadas no texto: “Auto-Imagem e Auto-Estima na Criança Negra; um olhar sobre o Desempenho Escolar” de Marilene Leal Paré, certamente estão presentes na interação entre culturas diversificadas numa mesma comunidade baseada na espiritualidade, na harmonia, no afeto e no coletivismo onde o negro tem oportunidades iguais e possibilidades de manifestar sua cultura e sua história através da música, da dança, das festividades, de suas crenças e seus hábitos, embora pertença a uma comunidade formada basicamente por descendentes de imigrantes europeus.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Gizelda,

A escola precisa ser mesmo um espaço de afirmação das identidades, mas, para isso, é importante que toda a comunidade escolar compreenda que a diversidade (seja ela qual for...étnica, racial, religiosa, cultural...) é algo natural e importante para o desenvolvimento interpessoal, intelectual de todos.
Trata-se de um exercício de alteridade que precisa ser uma constante na escola, como bem evidenciaste no teu relato sobre os alunos negros e sua relação com os colegas e a escola. Beijos, Rô Leffa