sexta-feira, 19 de junho de 2009

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A atividade de elaboração do mapa conceitual exigiu a síntese de diferentes aprendizagens estudadas durante o semestre, sendo que algumas já estão presentes no portfólio, tais como os estádios de desenvolvimento de Piaget.
A aprendizagem é determinada pela ação do sujeito através da interação com o meio que promove a construção do conhecimento. E é a aprendizagem que possibilita a assimilação que resulta na equilibração.
Esta atividade foi realizada em grupo juntamente com a Delaine e a Marli Joaquim.
Mesmo sendo em grupo não foi nada fácil! Tivemos que reler os textos, refletir e interligar os conceitos com os devidos verbos. Para aprimorar nossos entendimento e aperfeiçoar a nossa aprendizagem também tivemos que refazer o mapa conceitual, pois nem todos os conceitos ficaram claros para todas as componentes do grupo e diante das incertezas não como argumentar com convicção.
Conforme o comentário da tutora da interdisciplina: Mirtes o grupo deveria optar entre refazer ou não, mas sempre é melhor retomar, debater e adquirir mais conhecimentos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Gizelda,

Que interessante tua reflexão! Conseguiste relacionar uma aprendizagem particular com os conhecimentos adquiridos em Psicologia a partir da teoria de Piaget. Estar em desequilíbrio provoca desconforto e é justamente esse sentimento que impulsiona a busca do equilíbrio. É assim que a a aprendizagem acontece... e envolve as leituras, as trocas, o diálogo, a reflexão individual e coletiva e também a reelaboração, a reconstrução, o aperfeiçoamento.

Seguimos conversando!
Beijos, Rô