quarta-feira, 3 de junho de 2009

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

DIVERSIDADE ÉTNICA E RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRÁTICA: considerações finais
Os alunos realizaram trabalhos em grupos com materiais coletados e informações obtidas, entrando em contato com o tema diversidade cultural na construção do povo brasileiro, compreendendo que o negro contribuiu para a história e o desenvolvimento do Brasil, pois analisando o artigo da revista Nova Escola de novembro de 2005 um grupo de alunos descobriu que os negros trouxeram para o Brasil tecnologias avançadas para a época, tais como técnicas: de irrigação por canais, de pecuária, de tecelagem, de olaria que ainda são utilizadas. Coletaram dados sobre a África atual. Localizaram principais cidades no mapa do continente africano de onde partiram os negros para o Brasil como escravos.
Outro grupo de alunos pesquisou na cartilha: “O negro no RS”
Na entrevista realizada com uma pessoa idosa da comunidade as crianças se depararam com as dificuldades enfrentadas na sociedade ao longo da história dos afro-descendentes, as questões que envolvem o trabalho, a mestiçagem, os alimentos, lendas e costumes.
Na leitura de imagens sobre o negro os alunos analisaram diversas situações envolvendo o trabalho a partir de pinturas feitas por diferentes autores. Concluíram que cada autor colocou de acordo com o seu ponto de vista, sendo que o negro tanto aparecia sofrendo castigos físicos, mas também era retratado com um empregado do branco e que cumpria ordens pacificamente, omitindo os casos de espancamentos, amenizando a brutalidade da vida dos escravos.
Pesquisas foram realizadas e para compor a lista de personalidades negras ilustres na música, nos esportes, no meio artístico, na política, porém perceberam que a posição do negro ainda é muitas vezes de submissão ao exercer funções inferiores ao branco, como bem citaram: “quase sempre nas novelas os negros são empregados dos brancos.”
Na escola devemos buscar informações sobre as contribuições culturais e históricas do negro para o Brasil, valorizando aspectos positivos no aluno afro-descendente para elevar sua auto-estima, tendo o cuidado de não reforçar o preconceito e a discriminação geralmente existente no ambiente escolar embutidos em piadas, apelidos, ditos populares, acusações, implicâncias.
Os alunos reconhecem que existem entre os negros o senso de inferioridade devido à condição em que viveram, porém devem ser eliminados os preconceitos e as discriminações em nossa sociedade e cada um deve contribuir para impedir a propagação do sentimento de menos valia.
A criança negra precisa se ver como negra, aprender a respeitar a imagem que tem de si mesma e ter modelos que confirmem essa expectativa.
A partir da temática desenvolvida todos os alunos da escola tiveram a oportunidade de entrar em contato com outros aspectos relacionados à cultura e a história do negro no RS e no Brasil, enriquecendo seus conhecimentos na valorização da identidade negra numa perspectiva de contribuição e de igualdade de direitos e de deveres ao problematizar questões étnico-raciais na escola.

3 comentários:

Rosângela disse...

Oi Gizelda,

Suponho que essa postagem seja parte de um trabalho realizado na interdisciplina de Questões étnico-raciais, pois consta o título de uma das partes do trabalho: "considerações finais". Gostaria de destacar que o espaço do Portfólio de Aprendizagens não deve se limitar a postagem de atividades realizadas nas diferentes interdisciplinas, num exercício de 'copia e cola'. Trata-se de ir além da atividade, destacando as reflexões que ela suscitou.
Tua postagem, por trazer apenas a parte de algo maior e mais completo, deixa lacunas para o leitor. Por exemplo, essa proposta de atividade foi realizada por ti com teus alunos ou foi resultado de uma observação que fizeste? Essas atividades foram realizadas com alunos de que idade? E quanto tempo durou esse trabalho?
Aproveito para acrescentar outras questões que, acredito, são fundamentais para compreender o contexto em que se deu a atividade:
A turma já havia discutido sobre essas questões em outra oportunidade ou foi a primeira vez que isso aconteceu? Como elas reagiram? Que discussões fizeram? Há alunos negros nessa turma? Aguardo tua considerações para seguirmos dialogando. Beijos, Rô Leffa.

Gizelda disse...

Oi Rô!
Esta atividade faz parte da reflexão do planejamento realizado anteriormente e foi aplicado com os alunos da 4ª série durante duas semanas, aproximadamente dez horas de aula. Este tema já fez parte de outras discussões e conteúdos da turma e eles reagiram com curiosidade, questionamentos e entusiasmo pra pesquisar, mas não tem nenhum aluno negro na escola. As atitudes e os comentários feitos não deixaram transparecer a discriminação e o preconceito sobre o negro. Analisamos a situação do negro na atualidade, antes da escravidão, durante e depois. A leitura de imagens foi bastante interessante porque proporcionou a interpretação de acordo com o autor da pintura, sendo que para determinado autor "Rugendas" a escravidão foi algo brando, aceitável e para outro "Debret" era algo que massacrava os negros, pois apresentou as formas como eram castigados, espancados.
Na prática as atividades foram bem enriquecedoras, mas acredito que o texto estava incompleto quando postei. São tantas atividades que me atrapalhei.
Beijos.

Rosângela disse...

Oi Gizelda,

Tudo bem... teu comentário foi esclarecedor e a atividade me pareceu ser mesmo muito rica. Parabéns pelo trabalho!

É importante que esse tipo de temática se faça presente nas salas de aula e não apenas nas datas comemorativas (Dia da Consciência Negra, Dia do Índio, etc.). Precisamos proporcionar aos nossos alunos atividades que os façam refletir, questionarem, a fim de se tornarem sujeitos críticos e que valorizem as diferenças, aceitando-as como algo natural, inevitável e enriquecedor.

Foi bom dialogar contigo!
Beijos, Rô