terça-feira, 30 de junho de 2009

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Retomar a aula 2 Ação a partir da Epistemologia Genética, analisando o conteúdo que escolhi trabalhado em minha sala de aula de acordo com concepção construtivista, exigiu a releitura do texto: O que é Construtivismo? De Fernando Becker, comparando-o com a atividade realizada pelos meus alunos para identificar o que mudaria ou não, refletindo teoricamente sobre a prática. Além da pesquisa em diversos textos estudados neste semestre.
Conforme o conteúdo que descrevi os alunos tiveram que refazer o percurso de casa até a escola mentalmente, abstraindo o conhecimento que possuíam, Observando o meio físico que estava ao seu alcance nas proximidades da escola. Analisaram o material que dispunham e interagiram através de debates, gerando conflitos e acordos através da reflexão para construir a planta ou a maquete da localidade onde moram com a devida legenda, tendo o cuidado de proporcionar o entendimento para os demais que visualizassem.
Os alunos construíram seus conhecimentos na interação com o meio tanto físico como social, portanto fundamentada na concepção interacionista.
Este início da atividade manteria desta maneira, pois segundo o construtivismo é preciso agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida pelos alunos e professores, partindo do que nos cerca a aos poucos integrar outras realidades mais distantes.
Analisando a partir dos estádios de desenvolvimento de Piaget em que a ordem de sucessão é constante e as idades são variáveis, sendo que os alunos podem pertencer a estádios diferentes numa mesma turma. A dificuldade que alguns componentes de um grupo encontraram em acompanhar o raciocínio do colega na relação direita e esquerda. Certamente estão no período pré-operatório, pois a irreversibilidade é característica presente. Enquanto outro grupo possuía esta característica e facilmente localizava o que pretendia, portanto situam-se no período operatório-concreto, embora estas não são as únicas características destes estádios.
Neste aspecto mudaria a formação dos grupos, distribuindo componentes pertencentes a estádios diferentes em um mesmo grupo para favorecer a troca e as constatações nas argumentações de quem possui as noções, realizando trocas de argumentações e constatações. Desta forma a aprendizagem seria mais significativa e o trabalho mais produtivo.
Ao refletir sobre a prática ocorre o despertar da consciência da estrutura do meu pensamento que estava limitado mais no resultado alcançado pelos alunos. Ainda nos detemos muito na finalização do trabalho. Não percebemos e observamos o percurso que cada aluno percorre. Foi preciso romper com o senso comum e desta forma construí uma concepção interacionista a partir da apropriação da teoria estudada.

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