terça-feira, 30 de junho de 2009

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Para a realização da atividade 11 da interdisciplina de Psicologia da Educação após as leituras indicadas: Reflexões sobre a Moralidade na Escola de Liseane Silveira Camargo e Significações de Violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança? De Jaqueline Picetti, destaco as considerações que entendi e que considero bem relevantes no ambiente escolar.
Há situações em que ocorre o exercício da autoridade do professor sobre a criança visando à obediência pura e finita, provocando até o medo com o objetivo de efetivar a autoridade e manter a ordem, sendo nomeada por Piaget de unilateral.
Na escola a autonomia deve ser propiciada em todos os momentos desde o início da escolarização nas relações em que ocorrem trocas de saberes, na cooperação, no respeito e na igualdade de todos os envolvidos no processo educacional
A moralidade está presente na escola por ser um ambiente baseado em relações interpessoais, objetivando estabelecer os direitos e os deveres.
Entender porque os alunos agem de forma agressiva no ambiente escolar faz com que reflita sobre a violência, a indisciplina, a falta de cooperação, a agressividade verbal e física, a empatia: quando indago se gostariam de serem tratados de forma bruta.
As atitudes apresentadas pelos alunos podem estar relacionadas com a maneira agressiva que suas famílias tratam-nos ou na falta de limites, no exibicionismo para atrair a atenção de todos, na vontade de submeter os demais a sua vontade, bem como na busca por sua identidade e afirmação no grupo social.
Ao considerar que o meio favorece a violência e a indisciplina, estou tendo uma concepção empirista do comportamento, sendo a experiência do ambiente que impõe algo sobre si mesmo. (Piaget, 1987).
Quando coloco que são as características de sua personalidade constituídas na família e isto está determinado geneticamente, tenho uma concepção inatista. (Piaget, 1987)
Segundo a concepção interacionista de Piaget, nesta faixa etária entre os 9 e 10 anos os alunos está construindo as noções de valores morais. Então eles conseguem pensar apenas a partir da sua maneira própria, não conseguindo colocar-se no lugar do outro, sendo característico do processo de desenvolvimento moral, conforme estudado por Piaget, onde seus atos são avaliados segundo seus resultados, independente de suas intenções.
A partir desta atividade tive a oportunidade de refletir sobre muitas atitudes e ações que ocorrem em minha escola e que são consideradas violentas pela comunidade escolar, tais como palavras agressivas, trocam insultos diante de fatos que procuram ser justos ou revidam o que ocorreu, mas acabam sendo estúpidos. Até que ponto as discussões e manifestações dos alunos podem ser consideradas violência ou quando falamos nela estamos sugerindo que aconteça, sendo essa a interpretação que a criança pode dar.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Gizelda,

Tua reflexão traz alguns elementos importantes para se discutir a questão da indisciplina na escola. Em geral, isso é um problema para o professor que, na maioria das vezes, sente dificuldade para lidar com situações conflituosas. Compreender o processo de desenvolvimento moral da criança é certamente o primeiro passo conforme tu destacas em tua reflexão. Mas, além disso, é importante pensar sobre as regras que impomos aos alunos, buscando analisar em que medida elas possibilitam ao aluno a reflexão sobre suas atitudes e a interiorização dos limites. Ao punir e/ou agir com autoritarismo, muitas vezes, o que conseguimos é apenas conter o aluno por algum tempo e mais do conter o aluno é preciso fazê-lo refletir e, sobretudo, ajudá-lo a atribuir sentido às regras estabelecidas.
Parabéns pela tua reflexão! Beijos, Rô Leffa