terça-feira, 8 de setembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

I PORTFÓLIO VII SEMESTRE
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
No enfoque temático I o objetivo principal era a reflexão sobre as marcas que as práticas pedagógicas deixam em nossas vidas.
Ao fazer um retrocesso na minha carreira profissional ao longo de mais de vinte e cinco anos e durante a vida de estudante, constatei que muitas marcas que considero ter como professora na realidade é a continuidade daquilo que despertou meu interesse pelo magistério, movida pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. As atitudes que humilham os alunos ridicularizam ou desprezam, por exemplo, não pratico e nem aceito em minha sala de aula, pois lembro muito bem do quanto marcou em minha vida um professor que agia desta forma. E ainda temos professores que agem assim...
Na história indicada para a primeira atividade: “O menininho” de Helen Buckley, analisei como os professores podem influenciar os alunos positivamente ou negativamente.
Qual a verdadeira capacidade que a escola tem para despertar indivíduos criativos, críticos e autônomos? Podemos perceber através dos exemplos da história do menininho.
Muitas vezes temos medo de ousar e dúvidas quanto ao quê, quando e como ensinar.
No enfoque temático II conhecemos a vida e a obra de Comênio: “O pai da Didática.”
Inicialmente imaginei que devido ao seu ano de nascimento (1592) seriam ensinamentos ultrapassados para compararmos com os atuais, porém ao ler os elementos destacados da pedagogia de Comênio, constatei que pertencem ao cotidiano escolar atual. Entre elas o respeito à capacidade de compreensão do aluno. Progredir do fácil para o difícil. O cuidado com a motivação dos alunos. Incentivar os alunos a ensinarem uns aos outros. O bom relacionamento entre professor e aluno. São algumas concepções muito presentes na minha fundamentação sobre a aprendizagem ao longo da minha carreira.
Na aula presencial a professora Luciana Picolli deixou bem claro que por mais que tentamos sair da realidade do contexto em que estamos inseridos, fazemos uso de idéias concebidas ao longo de nossas aprendizagens como aconteceu com a atividade de criar uma escola em grupo, onde muitas alternativas se repetiram.
“Didática significa a arte de ensinar.” Do livro Didática Magna de Comenius.
As perspectivas que tenho em aprender sobre a nossa prática são muitas nesta interdisciplina!

Nenhum comentário: