sábado, 2 de outubro de 2010

PORTFÓLIO VII


PORTFÓLIO VI

O quarto Eixo foi repleto de práticas envolventes e desafiadoras.

Foi neste semestre que minha autonomia como estudante aumentou ao adquirir um computador e internet, diminuindo a frequência ao Polo. Foi um acontecimento muito importante, porque tive que enfrentar os desafios tecnológicos e acreditar na capacidade de aprender algo novo que traria muitas contribuições para minha vida.

Destaco as aprendizagens como aluna-professora da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática com o professor Luís Davi Mazzei. As atividades eram muito bem estruturadas e organizadas, seguindo uma continuidade de exercícios que exigiram reflexões bem elaboradas.

Os recursos tecnológicos contribuíram com o desenvolvimento reflexivo e atrativo na Matemática.

Apresentou novas possibilidades de despertar o gosto pela disciplina em sala de aula, pois as atividades eram exploradas com os nossos alunos de acordo com as possibilidades e os recursos disponíveis.

A utilização de diversos gráficos, de papel quadriculado, diferentes tipos de problemas, os números e as operações, a seriação, a sequência padrão, o espaço e forma passaram a ter um novo olhar em minhas aulas. Os exercícios deixaram de ser meramente repetitivos e mecânicos. Os jogos matemáticos começaram a ter mais importância na sala de aula. A interação e a socialização dos saberes aumentavam a cada atividade. Os alunos tornaram-se mais ativos e interessados pelas atividades desenvolvidas.

O material de consulta sugerido pelo professor para diversas atividades foram as revistas Nova Escola, facilitando a pesquisa porque assino-as a muitos anos.

O referencial teórico recebido durante o curso também foi colocado em prática durante o estágio curricular. Ao planejar as atividades para colocar em prática com meus alunos do 3º e 4º ano foi no material recebido no curso que encontrei subsídios. Por exemplo, uma atividade realizada foi um cartaz sobre os números em nossa vida, constatando que os números estão presentes em muitos lugares e são muito úteis. Por isso é tão importante estudar sobre eles. Semelhante ao que realizamos no curso.

Outra interdisciplina deste Eixo que esteve muito presente em diversas reflexões e atividades durante o estágio curricular foi Representação do Mundo pelos Estudos Sociais.

Como construí quatro projetos durante este período partindo de uma questão norteadora sobre a formação do povo do município, foi nesta interdisciplina que busquei a maioria da fundamentação teórica. Principalmente do livro Estudos Sociais: Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro e Tomoko Iyda Paganelli:

“O que é importante no trabalho da história local - que interessa mais de perto ao professor das primeiras séries - é que essa realidade local é parte integrante de uma realidade maior, que explica e lhe dá significado. O local, embora possa ter especificidades em relação a outros locais, é sempre parte de uma todo maior que lhe dá expressão.” (p. 117).

Para o TCC quando começarei a coleta de dados, as reflexões das aulas realizadas durante o estágio reafirmarão estes conceitos, tornando as reflexões mais consistentes e maduras.

2 comentários:

Roberta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta disse...

Gizelda!!

Fico feliz que ao ler tuas postagens consiga enccontrar os elementos descritos em nossa aula presencial.
Sempre inicias as postagens nos trazendo o semestre que está se referindo e de interdisciplinas falará. Traz o referencial teórico estudado com conceitos aprendidos durante aquele semestre e por fim as relaciona com o estágio ou com teu TCC.
Continue com esse exercicio de reflexão e relação que te ajudará na construção do teu TCC.

Abraços
Roberta