sábado, 25 de setembro de 2010

PORTFÓLIO V

Os três primeiros Eixos do curso foram fundamentais para dar seguimento aos demais com mais convicção e firmeza, pois foi a base para desenvolver as ferramentas tecnológicas.

Esses semestres destaco como muito importantes para a minha vida profissional e pessoal. Na escola em que trabalho passei a colocar em prática as atividades das interdisciplinas, principalmente de Artes, Teatro, Literatura, Ludicidade e Música e experimentar com os alunos as aprendizagens inovadoras que tornaram as aulas mais atrativas e produtivas.

Por outro lado à aproximação e a interação com os colegas, tutores e professores era mais intensa e mais frequente, porque ainda não tínhamos autonomia e conhecimentos para caminharmos sozinhos neste início de jornada. O que considero muito positivo em um curso a distância que para mim não era tão à distância assim. Nesta fase do curso frequentava o polo assiduamente duas vezes por semana e a convivência com os colegas e a ajuda das tutoras era essencial e animadora.

Algo que também sempre ficou muito claro para mim e notoriamente se percebia no decorrer dos Eixos era a interligação entre as interdisciplinas. Os conceitos se integravam e a interdisciplinaridade tão mencionada nos textos era sentida na prática.

Desta forma também tentava incorporar estas integralidade de conhecimentos na minha prática como docente em séries iniciais em turmas multisseriadas, diminuindo a fragmentação dos conteúdos.

Na interdisciplinar de Projeto Político pedagógico e Currículo trabalhamos com o texto: O Despertar de Lúcia Helena Carrasco que foi referência para a apresentação do final do primeiro semestre. Minhas reflexões partiam sempre do despertar e se relacionavam com a prática em sala de aula e como estudante. Lembro que foi muito inovador e a troca de saberes com as colegas do grupo fortaleceram sentimentos recíprocos de persistência e dedicação ao curso com mais afinco.

Nesta ocasião encerrei a reflexão com uma fala de Paulo Freire: “Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei, como posso saber melhor o que já sei.” (Pedagogia da Autonomia, p. 94)

Com esta convicção também vou realizar o TCC, analisando e identificando os desafios em trabalhar com turmas multisseriadas, compreendendo melhor e aprendendo cada vez para ampliar meus conhecimentos e melhorar minha prática na escola em que atuo.

Outra atividade que me emociona ao reler são os memoriais da minha vida e da escola, com a Linha do Tempo e um texto muito bem articulado.

Como é gratificante rever o que construímos com tanto zelo e dedicação, bem como a contribuição dos que fizeram parte desta história.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

A interdisciplinaridade é mesmo uma proposta do curso e é muito bom que vocês consigam perceber isso ao longo dos semestres, nessa revisita Pensando nisso, acredito que essa interdisciplinaridade seja uma importante ferramenta para trabalharmos com turmas multiseriadas, já que assim o conhecimento fica interligado e não restrito a um único grupo.

Abraços
Roberta