sábado, 16 de outubro de 2010

PORTIFÓLIO VIII

PORTFÓLIO VIII
No Eixo VII a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação forneceu novos conhecimentos para aperfeiçoar a prática em sala de aula com fundamentação teórica. Ao mesmo tempo em que concluí que muitas de minhas argumentações em realizar algo da forma como realizo está baseado em determinado autor, embora sem identificar de quem são as ideias, elas já existiam. Por exemplo, partir do conhecimento prévio dos alunos é fundamentado por Freire e Santomé (1998) citado por Rodrigues: “O mesmo autor defende que devem ser respeitados os conhecimentos prévios, os interesses e os ritmos dos estudantes na organização das propostas de trabalho.”
Na construção do TCC estou recorrendo a esta interdisciplina para reencontrar autores que defendem a integração dos conteúdos. Entre eles Santomé (1998) que se refere à utilização social do currículo para atender às necessidades de alunos de compreender a sociedade na qual vivem, favorecendo o desenvolvimento de pessoas autônomas, críticas, democráticas e solidárias. Esta referência está no texto de Maria Bernadete Castro Rodrigues: Planejamento: em busca de caminhos.
Santomé também defende a promoção da interdisciplinaridade como um dos princípios dos currículos integrados e nunca pode estar apoiada em imposições, a partir da ótica dos conteúdos culturais.
Outro autor que defende a pedagogia da pergunta, da curiosidade, oposto a fragmentação e o depósito de conhecimentos é Paulo Freire (1997). Quando menciona sobre o inacabamento em que nos encontramos a procura de respostas para nossas dúvidas nos move a pesquisa e a consciência de que a aprendizagem é um processo contínuo e constante.
Foi nesta procura por mudança que construí durante o estágio curricular os projetos de aprendizagem, trabalhando conteúdos culturais relevantes com os alunos do 3º ano e do 4º ano que são a base de reflexão do meu TCC, diferentemente do que acontecia anteriormente em minha sala de aula multisseriada quando ocorria a separação entre os conteúdos de cada série e de cada disciplina. Os projetos favoreceram muito a integração das turmas e dos conhecimentos. Os alunos se tornaram mais participativos e interessados.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Ao ler essa tua postagem tenho certeza que o Pead atingiu o seu objetivo. Fez com que vocês conhecessem diversas teorias e mudassem a prática de vocês para melhor.
Que bom que as interdisciplinas estudadas estão servindo de base o teu TCC.
Boa sorte na escrita.

Abraços
Roberta