domingo, 10 de outubro de 2010

PORTFÓLIO VII
A interdisciplina de Questões Étnico Raciais destacou o desafio do trabalho na escola com temas que envolvem a diversidade cultural e étnica, sua composição na sociedade.
No texto Auto-Imagem e Auto-Estima na Criança Negra: um olhar sobre o seu desempenho escolar, Marilene Paré ressalva a importância do professor em: “Olhar a multiculturalidade existentes em nossas salas de aula.”
Através deste “olhar” no contexto municipal que teve em sua formação as influências das culturas indígena, alemã, negra e japonesa que os projetos interdisciplinares se estruturam durante o estágio.
No desenvolvimento desta interdisciplinar elaborei uma atividade didático- pedagógica para a 4ª série para ser aplicada em 8h aula. Abordei aspectos culturais da etnia negra no RS numa perspectiva positiva.
Se na nossa comunidade a presença do negro é minoria, ele não pode ser desprezado a nível municipal e regional. Para envolver os alunos na temática foram realizadas pesquisas, entrevistas, análise de documentos e de mapas, leitura e releitura de imagens, construção de mosaico.
Este planejamento no curso me inspirou a colocar algumas destas atividades em prática no estágio, embora com algumas adaptações para o 3º ano e o 4º ano. Também favoreceu a ênfase dos aspectos positivos da etnia negra ao integrar assuntos relacionados a copa do mundo, jogadores de futebol, o estudo da África sob uma perspectiva mais enriquecedora além do que os alunos já conheciam: miséria, AIDS, muitos animais selvagens.
Neste contexto de leituras de textos da interdisciplina (teoria) e as atividades desenvolvidas em sala de aula (prática) compreendi que o trabalho envolvendo as diferentes etnias contribui para a eliminação de preconceitos, discriminação e racismo entre as crianças quando na escola há possibilidades de ampliação dos conhecimentos sobre as diversas culturas, despertando sentimentos de respeito e igualdade, pois nenhum povo é melhor do que outro porque é diferente.
Durante o estágio curricular ao trabalhar os projetos etnias do município foi também na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais que encontrei fundamentação para analisar minha prática.
No texto: Em busca de uma ancestralidade brasileira de Daniel Mundurucu há o reforço das concepções da importância do estudo da história de vida dos alunos.
“Quando a gente se percebe continuador de uma história, nossa responsabilidade cresce e o respeito pela história do outro também.”

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

É muito gratificante ler as tuas postagens e ver que tu consegues articular muito bem a teoria com a prática, trazendo sempre elementos de reflexões em tuas postagens.

Abraços
Roberta