sábado, 23 de outubro de 2010

PORTFÓLIO IX
Ao escolher o tema do meu TCC sobre Projetos de Aprendizagem foi um desafio, uma meta a alcançar, porque os PA desenvolvidos durante o curso causaram muitas dúvidas e incertezas em relação a prática em sala de aula.
Como não trabalhava com a metodologia de projetos com as turmas multisseriadas, este estudo tem rendido aprendizagens muito significativas e importantes, ampliando meus conhecimentos através de reflexões da prática do estágio curricular e de autores que defendem os projetos como metodologia que favorece melhor aprendizagem, a interação entre os alunos, ou as turmas multisseriadas, como ocorre em meu contexto.
No texto do Seminário Integrador VI retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Da autora Léa da Cruz Fagundes, intitulado: Projetos? O que é? Como se faz? “É a partir do seu conhecimento prévio que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico, seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura em transformação.”
Quando o aluno é desafiado a questionar, necessita pensar para expressar suas dúvidas, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores, seu contexto passa a ter maior significado aos conteúdos escolares.
Em relação à defesa dos projetos curriculares integrados, Santomé (1998, p. 187) afirma:
“A utilidade social do currículo está em permitir aos alunos compreender a sociedade em que vive de forma autônoma, crítica e solidária.”
Como um processo que se desencadeia, através dos conhecimentos que o aluno possui para ampliação e transformação num saber mais escolarizado e científico a partir da realidade dele, considerando sua especificidade cultural, através da observação criteriosa e investigativa.
Nos projetos o saber foi produzido conjuntamente, baseado na interação, porém levando em conta a individualidade do aluno. A articulação entre a teoria, a prática e os aspectos da realidade escolar foi estabelecida, de modo que esta relação pudesse ser repensada e reformulada, respeitando as especificidades e os assuntos correlacionados com a vivência dos alunos, despertando maior interesse e envolvimento, através de um fio condutor: o estudo das etnias que compõem o município em que moramos.
Na minha concepção o ponto central da pedagogia de projetos é o envolvimento de todo o grupo com o processo, independente se o tema surgiu dos alunos ou do professor.
O trabalho com projetos possibilitou aos alunos do 3º ano e do 4º ano, turma multisseriadas, compartilhar saberes para ampliar seus conhecimentos, pois é a diversidade de opiniões que gera conflitos que enriquecem o processo ensino-aprendizagem, possibilitando a socialização, a reflexão, a análise crítica, a participação mais ativa, a autonomia e a defesa de suas ideias.
A função ativa da aprendizagem promove também a autoestima, a cooperação, o respeito mútuo e o desenvolvimento de atitudes democráticas ao possibilitar o intercâmbio de opiniões.
Ao comparar as situações de aprendizagem fragmentadas que estiveram presentes em minha prática pedagógica e a metodologia de projeto empregada durante o estágio reconheço que a aprendizagem alcançou patamares bem mais elevados e a escola passou a ser espaço de pesquisa e de investigação.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Entender como é o trabalho com PA'S e seus benefícios para nossos alunos faz com a que gente consiga usar essa metodologia em nossa sala de aula, participando como mediador do processo de aprendizagem.

Abraços
Roberta