domingo, 13 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

II PORTFÓLIO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Na interdisciplina da EJA recorremos à história da educação no Brasil num contexto marcado por programas fragmentados, conforme o processo de trabalho e economia se desenvolvia em determinada época.
Inicialmente aprender a escrever o seu próprio nome era suficiente, pois o trabalho braçal era destaque na economia e não exigia a apropriação de muitos conhecimentos. Com o desenvolvimento industrial e a utilização de máquinas a exigência era ler, escrever e contar.
Com as transformações econômicas do mundo moderno onde a micro-eletrônica exige cada vez mais o acesso a saberes diversificados e a atualização constante para garantir ou conquistar um emprego, muitas pessoas procuram a EJA como uma alternativa de suprir, complementar, aperfeiçoar e desenvolver habilidades e competências mesmo depois de adultos ou idosos.
O Parecer CEB 11/2000 cita que as funções da EJA são: reparadora no sentido de desfazer as desigualdades históricas oportunizando o acesso ao conhecimento formal nesta modalidade diferenciada de ensino. A função equalizadora ao restabelecer a trajetória escolar e inserir no mundo do trabalho e da cidadania e a função permanente que se refere a atualização ao longo da vida, pois sempre temos algo novo para aprender.
Estas são aprendizagens novas que estou iniciando nesta etapa do curso e que despertam muita atenção para os problemas sócio-cultural presentes na história do Brasil: a discriminação, a submissão do desfavorecido aos poderosos, as minorias, a violência, a política de formação de docentes e dos tipos de cursos da EJA, entre outros que ao longo do semestre teremos oportunidade de aprender.
Ao ingressar numa turma da EJA as pessoas também se tornam mais esclarecidas para reivindicar a participação social a partir da apropriação dos conhecimentos para entender a realidade e agir de forma consciente enquanto sujeito de direitos e deveres. Seria este também o papel muito importante da EJA e de todas as modalidades de ensino. A preocupação em formar cidadãos críticos e autônomos para agir num mundo cada vez mais competitivo. Para que aconteça na prática estas transformações a escola precisa refletir sobre os pressupostos que direcionam a aprendizagem dos alunos, fazendo a conexão entre a teoria e a prática.
Até então tinha conhecimento dos exames supletivos realizados pela SEC RS com provas anuais que crescem a cada etapa o número de inscritos e a idade está diminuindo, pois até um tempo atrás a procura era principalmente por pessoas adultas que queriam concluir seus estudos e conquistar um diploma, porém agora parece uma fuga do ensino regular de adolescentes. Foi o comentário que ouvi na 11ª CRE em Osório de uma funcionária que organiza a realização dos exames na região do litoral norte.
A partir da LDB 9394/96 o Ensino Supletivo é substituído pela EJA, permanecendo, apenas no caso de exames.
Esta é a realidade da nossa região, pois não há turmas de EJA na rede pública na nossa região.

Nenhum comentário: