domingo, 3 de maio de 2009

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO

Refletindo as falas do professor Nilton na aula presencial da Interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação e participando do Fórum, considero que embora involuntário ou inconsciente, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica dentro da escola. Na prática pedagógica o estigma do fracasso escolar ainda é atribuído a carência cultural, as condições desfavoráveis da família, o local onde moram, e tantos outros que tentam justificar o insucesso escolar.
O racismo se manifesta no desprezo, na indiferença, no tratamento desigual, nas falas informais entre os professores, nas frases feitas, nos gestos...
Devido à heterogeneidade da população brasileira, muitas vezes tendemos a assumir estereótipos. Contra esse processo é necessário reconhecer as diferenças. Discutir a pluralidade cultural a partir das diferenças dos próprios alunos é uma forma de conduzir o tema de acordo com a realidade, como aconteceu com atividade do mosaico, reconhecendo as contribuições de cada etnia no processo de constituição da multiculturalidade brasileira.
São alguns exemplos.
A partir destas aulas planejadas no Enfoque V Etapa 1 contemplaremos aspectos culturais e históricos dos afro-descendentes e dos indígenas através da sensibilização da comunidade escolar, principalmente das crianças sobre a importância da entrada do negro no Brasil não somente para ser escravo do branco, mas também para contribuir com o desenvolvimento e crescimento do povo brasileiro em diversos campos e por isso devem ser respeitados e valorizados de igual forma, bem como o índio que era nativo.
De acordo com o desenvolvimento da aula planejada outros aspectos poderão ser abordados, inclusive sobre o modo de vida do negro no seu continente antes de chegar ao Brasil e que de acordo com o local de origem os costumes eram diferentes, as características físicas, o desenvolvimento nas técnicas de cultivo e de extração também e estas heranças foram incutidas no povo brasileiro, reconhecendo que os negros não eram todos iguais como muitos livros didáticos mencionam e tratam apenas do negro escravo e submisso a branco.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Gizelda,

Está muito bem tecida essa reflexão, integrando a proposta da aula, atividades e propostas práticas a serem adotadas no contexto da tua sala de aula. Te peço que não deixe de compartilhar conosco o resultado dessas atividades com os teus alunos. É fundamental registrarmos mudanças, por menores que sejam, nas práticas docentes. Concorda?
Grande beijo,
Profa. Nádie

Gizelda disse...

Oi Profª Nádie!
Certamente colocarei as práticas e os resultados do planejamento. Estamos iniciando na sala de aula!
Beijo.
Gizelda

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Ficarei aguardando os registros das práticas. Voltarei em breve para continuarmos conversando!

Um carinhoso abraço,

Profª Nádie