sexta-feira, 10 de abril de 2009

Questões Étnico-Raciais na Educação
A leitura do texto: “EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE BRASILEIRA” de Daniel Mundurucu, nos faz refletir a questão da nossa origem na formação da identidade, do “eu” que descrevemos na ATIVIDADE 1, procurando reconhecer características físicas e internas em nossos ancestrais ou outras pessoas com as quais nos identificamos.
Assim como o índio analiso na minha vida pessoal: será que é necessário ausentar-se do ambiente que cultivamos para enxergá-lo vantajoso. Percebo o quanto carrego comigo os ensinamentos de outras pessoas, quantos conceitos formei, quantas virtudes adquiri, quantos aprimoramentos desenvolvi e quanta angústia transmiti.
O velho Apolinário, avô de Daniel na história nos surpreende com estas frases; “Existem apenas duas coisas importantes que as pessoas saibam para viverem suas vidas: 1) Nunca devem se preocupar com as coisas pequenas. 2) Todas as coisas são pequenas.”
Quanta sabedoria reconheço na humildade das palavras que ensinam de acordo com a sua cultura, mas que é apropriada para todas as culturas.
“A angústia nasce da necessidade de escolher.” Outras sábias palavras retiradas do mesmo texto. Se as outras pessoas decidissem por nós e assumissem as conseqüências, o quanto tudo seria mais simples na nossa vida!
Foi refletindo nestas temáticas que construí os textos: Como me vejo. Como os outros me vêem da atividade 1 da interdiciplina.
Como estou educando ao incutir valores nas pessoas com as quais convivo, pois se “educar é incutir valores nas pessoas”, segundo o texto. Percebo tantas semelhanças na maneira de agir e reagir de meu filho parecido comigo, bem como traços físicos. Além de analisar a ancestralidade também estou refletindo sobre a descendência, e a continuidade da história.
Para aprofundar o entendimento acerca da composição étnico-racial do nosso entorno realizamos com os nossos alunos um MOSAICO ÉTNICO-RACIAL que foi construído em conjunto com todos os alunos.
Com esta atividade descobri que alguns alunos ainda alimentam preconceitos e discriminação racial com os afro-descendentes ao realizar determinados comentários. E quais os conhecimentos que possuem sobre sua ancestralidade.

Nenhum comentário: