quarta-feira, 22 de abril de 2009

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Na aula 2 de Psicologia da Educação a proposta era de acordo com o conceito de ação para a Epistemologia Genética que é considerada a promotora da aprendizagem, deveríamos descrever um conteúdo trabalho desta forma que auxiliasse o desenvolvimento dos alunos.
Como estou trabalhando temas relacionados com o município fiz a descrição de conteúdos relacionados com a representação do espaço através de maquete, planta da localidade e elaboração de legenda em que moram os alunos: próximo a rodovia asfaltada ou mais no interior da localidade. Esta atividade foi realizada em grupo, sendo que cada grupo deveria descrever o trabalho realizado por outro grupo: quem fez a maquete, descrevia a planta do mesmo local. Desta forma os alunos foram constatando as diferenças e semelhanças na localidade.
A partir da ação prática de todos os envolvidos na atividade e com intervenções investigadoras da professora fomos construindo novos conhecimentos e noções de representação de espaço e suas relações, provocando mudanças ao transformar os conhecimentos prévios, debatendo e procurando soluções com a ajuda dos colegas.
A atividade partiu de algo concreto e real, porém foi necessário abstrair o pensamento e refletir como representar um local, proporcionando o entendimento também para quem visualizasse o trabalho.
Para aproveitar as constatações que ocorreram uma nova atividade surgiu: os dois grupos que representaram um mesmo local deveria se unir e defender as vantagens de morar próximo a rodovia e os que moram no interior defender os benefícios de viver neste ambiente sob todos os aspectos, possibilitando o confronto de idéias.
Considero que desta forma ocorre à aprendizagem de conceitos de forma mais significativa, dinâmica, favorecendo a assimilação ativa e a interação.
Conforme a aula presencial de 16/04/09 o Interacionismo está baseado em CONSTRUIR – QUESTIONAR. De acordo com a atividade anterior em que os alunos agiram e problematizaram a ação, partindo dos conhecimentos que já possuíam.
Nesta aula presencial foi esclarecido através de teorias e exemplos colocados pela professora Jaqueli Picetti sobre as concepções epistemológicas que estamos estudando neste semestre, resumindo:
EMPIRISMO: ESTIMULAR E MOTIVAR.
APRIORISMO: FACILITAR E AUXILIAR.
Identifiquei mais claramente o Apriorismo em que o aluno é considerado pelo professor o condutor do saber e que necessita trazer à consciência, organizar, rechear de conteúdos. Como exemplo a professora Jaquelini citou os Cantinhos da Leitura e da Matemática em que fica exposto na sala de aula material para que o aluno floresça seu conhecimento. Exatamente o que realizei em minha sala de aula segundo instruções do curso que estou participando promovido pela Secretaria Estadual de Educação do RS: Escola Ativa, destinado para as escolas que trabalham com turmas multisseriadas, portanto está fundamentado na concepção apriorista.

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