sexta-feira, 10 de abril de 2009

PSICOLOGIA II
Ao refletir sobre minhas colocações ao conceituar aprendizagem, conhecimento e o ensino na escola, na atividade do Eixo II e relacionar com o texto Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos de Fernando Becker, constatei quais os fundamentos que serviram de base para as conclusões que argumentei anteriormente
Ao acreditar que o conhecimento é a condição de compreender, transformar, agir, incorporar algo novo, através da ação, com conteúdos significativos, experimentando, levantando hipótese, valorizando os conhecimentos que o aluno possui numa troca compartilhada na construção do conhecimento, estou agindo conforme o modelo pedagógico relacional, ou seja, a epistemologia construtivista, bem como ao concluir que a aprendizagem é contínua, que o aluno tem capacidade de aprender sempre, independente do meio social ou físico em que está integrado. Para isto o professor precisa estar atento para identificar o que o aluno já sabe para dar continuidade, recriando, buscando a construção de um mundo melhor ao conscientizar-se que sua participação é fundamental na construção da história.
O conhecimento baseado na exploração dos sentidos do corpo humano, ou seja, do meio físico e/ou social é resultado da concepção epistemológica predominantemente empírica. Quando penso que a aprendizagem ocorre quando o aluno toca, sente, manipula, ouve, enfim como se não possuísse conhecimentos anteriores, experiências, noções e apenas o professor ensinasse, transferindo o conhecimento através da repetição, de exercícios escritos, cópias, sendo o aluno um agente passivo e receptor de informações. Não há oportunidades de manifestar suas curiosidades, críticas, suas produções, exporem seus anseios e suas dúvidas.
Nesta visão empírica o aluno não aprende e o professor não ensina, pois não há a interatividade no ambiente escolar quando o professor julga-se dono da verdade, detentor dos saberes. A sala de aula é um lugar silencioso e ultrapassado.
Para que ocorram mudanças em nossas escolas ao elaborar a proposta pedagógica os integrantes da comunidade escolar devem aprofundar seus conhecimentos, identificar, posicionar-se e criticar construtivamente as concepções epistemológicas que fundamentam o processo ensino-aprendizagem, visando à melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento integral de todos os alunos.

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