domingo, 5 de abril de 2009

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
No dia 23 de março tivemos nossa aula presencial da Interdisciplina de Filosofia da Educação com os professores Luiz Carlos Bombassaro e Leonardo Sartori Porto professor do Pólo de São Leopoldo e a tutora Fabiana Mathias.
A Filosofia em minha vida:
Quando cursei o Magistério tive aulas de Filosofia que considerava muito importante, porque nos explicava determinadas formas de pensar e de agir de diversos povos e em diferentes épocas. Era uma complementação das aulas de história e tinha aqueles pensamentos de autores famosos com lindas palavras!
A partir da aula presencial por intermédio da falas dos professores entendi a Filosofia como uma ciência social que desafia o senso comum, o pensamento conservador não consegue argumentar sobre determinada situação, pois é dogmático. A Filosofia contra-argumenta, pois é crítica, argumentativa, entende a educação como um processo participativo na sua pluralidade cultural e social.
Ao realizar a ATIVIDADE 1 em que devíamos formalizar os argumentos, identificando as premissas e a conclusão aprendi através destes exercício e dos exemplos citados o conceito de argumento, conclusão e premissa.
“ARGUMENTAR É TER A INTENÇÃO DE CONVENCER OU JUSTIFICAR.”
“ PREMISSA: AQUILO QUE JUSTIFICA A CONCLUSÃO.”
“CONCLUSÃO: AQUILO QUE SE QUER JUSTIFICAR.”
Foi uma maneira bem prática de introduzir o tema. Na aula presencial uma atividade semelhante foi realizada em grupo, mas os textos eram bem mais extensos e não foi fácil identificar os argumentos.
Participar no fórum para debater os argumentos em grupo do texto fornecido pelo professor foi mais uma atividade bem enriquecedora para aprendermos a argumentar, encontrar evidências e definir, justificando a decisão do antropólogo que no caso do meu grupo deveria defender suas decisões.
Certamente durante o semestre teremos muitas oportunidades de exercitar o debate de argumentos, contra-argumentos para encontrar conclusões. Reconheço que necessito desenvolver esta temática com mais profundidade para aprender a argumentar.

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