domingo, 7 de novembro de 2010

PORTFÓLIO XI

PORTFÓLIO XI
A interdisciplina de Linguagem e Educação no eixo VII introduziu um termo novo que incorporou no meu vocabulário: o letramento. A sua importância no ambiente escolar ficou bem mais clara.
Para Magda Soares a alfabetização é a aquisição do sistema da escrita e da leitura, mas não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la. Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita.
Estes dois conceitos são indissociáveis. Eles caminham paralelamente na escola.
A vivência do aluno com diversos portadores de textos e em diferentes situações de leitura e de escrita contribui com o letramento e com a alfabetização.
Durante o estágio curricular procurei integrar os conteúdos de forma interdisciplinar e empreguei uma diversidade de gêneros textuais como receitas da culinária indígena, alemã, negra e japonesa dentro dos projetos etnias. Poemas, músicas, textos narrativos, informativos, lendas, fábulas, contos, histórias em quadrinhos, parlendas, adivinhas, anúncios, convites, que fizeram parte das aulas planejadas.
Considero que meus alunos se tornaram mais letrados e críticos, desenvolvendo o poder argumentativo e a participação mais ativa.
No TCC também faço uma reflexão sobre esta temática que reforça estes fundamentos e demonstra com pode ser integrada com outras áreas do conhecimento.
A partir de receita operações matemáticas foram integradas através de situações problemas, reescrita da receita, dobrando as medidas, bem como noções de higiene alimentar, através da observação de embalagens de produtos alimentícios, quanto à leitura e a compreensão sobre a data de validade, o estado de conservação, o local adequado para depositar no comércio e em casa; alternativas de transporte para conservar a qualidade dos alimentos e como evitar doenças provocadas pelos alimentos.
Cada gênero textual possui suas características: a receita como texto instrutivo que orienta a organização e a realização de tarefas, onde as instruções são colocadas seguindo uma ordem temporal, a legenda como texto explicativo para o leitor compreender o que está vendo, o texto publicitário nos anúncios de jornal com ilustração e linguagem direta, a narrativa com seus elementos: personagem, tempo, enredo, fato, espaço, causa e conclusão, a descrição através da observação como produto da percepção, a pesquisa para levantar informações sobre um assunto específico com respostas breves e objetivas e o texto não verbalizado como as fotos.
Magda Soares afirma que ao ensinar diversos gêneros textuais na escola, por mais simples que eles sejam (como uma receita culinária, por exemplo), as palavras e letras ganham significação. A leitura, a gramática, a ortografia e até mesmo a produção escrita, tem sentido porque estão ligadas a sua utilização.
Neste sentido, também contribui com a produção de texto mais qualificado, coeso e coerente como tenho observado diante do crescimento dos meus alunos ao elaborarem diferentes textos.

5 comentários:

Roberta disse...

Gizelda!!

É impressionante como consegues relacionar sempre as interdisciplinas com o teu TCC.

Talvez isso aconteça porque a inquietação do teu tema sempre te perseguiu te fazendo buscar respostas.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

esta postagem está absolutamente fascinante. O teu entusiasmo diante da "descoberta" do letramento e do potencial dos gêneros textuais é contagiante.
Todavia fiquei me perguntado sobre a forma como foram conduzidas estas práticas de leitura em sala de aula. Os textos (receitas, anúncios, etc) foram selecionados por ti, pelos alunos, por ambos? Como isso foi operacionalizado na prática?
Deixo o convite para complementares através de um comentário e seguirmos dialogando.
Grande beijo e votos de sucesso no TCC.
Profa. Nádie

Gizelda disse...

Oi Nadie!
A primeira receita foi colocada por mim no projeto sobre etnia alemã. Levei a receita e a cuca alemã pronta para a escola. Foi um sucesso porque quase todas as mães mandaram fatias prontas nos dias sguintes. depois os alunos forma trazendo e fomos trocando. Os anúncios partiram das comemorações da semana do município e depois os alunos foram construíndo. Desta forma a iniciativa era baseada na troca e ora por iniciativa dos alunos ora pela professora...
beijos.

Gizelda disse...

Continuando...
Como os alunos não têm muito contato com determinados portadores de textos, primeiramente tiveram contato com diferentes formas e somente depois produziram os seus, tornando o autor de acordo com a realidade.Como exemplo as histórias em quadrinhos, identificando características, emprego, a função.
beijos

Nadie Christina disse...

Oi Gizelda,

foram muito esclarecedoras as tuas complementações. Contribuíram para que ficasse mais clara a dinâmica com as atividades foram se construindo. Deve ter sido um momento muito especial quando os alunos retornaram com as fatias prontas nos dias seguintes...Fiquei pensando no quanto a proposta teve um impacto significativo nas famílias e a construção de sentido sobre as receitas literalmente se "materializou".
Parabéns pelo belo trabalho!
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie