quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PORTFÓLIO XIV

PORTFÓLIO XIV
As reflexões realizadas no Portfólio de Aprendizagem durante este semestre foram muito importantes porque contribuíram com a construção do TCC à medida que retomava cada eixo do curso.
Como no Eixo VIII que tivemos a oportunidade de colocar a teoria estudada nos semestres anteriores na prática de sala de aula durante o estágio curricular.
Este período foi muito importante no curso de pedagogia porque elaboramos planejamentos, colocamos em evidência com determinada turma e refletimos sobre os resultados.
“Foi tempo de plantar, cuidar e colher.”
No TCC foi como se ocorresse o inverso. A partir da prática do estágio buscamos fundamentação teórica e aprofundamento dos conhecimentos em determinado tema.
Cada etapa que fez parte do TCC foi repleta de desafios e questionamentos. Inicialmente definir a questão central diante de tantas inquietações que nos afligem e que poderiam ser estudadas neste período.
Definido o foco o passo seguinte foi encontrar referencial sobre as turmas multisseriadas. Para isso muitas pesquisas e leituras foram realizadas.
Não encontrei muitos autores que abordassem sobre esta temática, o que tornou o trabalho mais demorado. Por outro lado ao retomar as interdisciplinas dos eixos anteriores para elaborar os portfólios de aprendizagem encontrei muitas fundamentações teóricas sobre PA e interdisciplinaridade o que fez meu TCC render muitas aprendizagens como os autores abordados na interdisciplinar de Didática, Planejamento e Avaliação: Santomé, Hernandez, Paulo Freire.
O trabalho com projetos de aprendizagem durante o estágio curricular apresentou condições inovadoras de articulação e produção de conhecimentos fundamentados na interdisciplinaridade, mediante uma prática que parte de uma indagação problematizadora, que leva em consideração o conhecimento prévio do aluno, abrindo espaço para discussão, questionamentos dos conteúdos, estreitamento das relações entre alunos e professor, incorporando a prática social de todos os envolvidos no processo, além de construir relações sociais com base na solidariedade e respeito mútuo.
O capítulo do TCC que analisa sobre as vivências em classes multisseriadas foi um momento reflexivo, porque à medida que descrevia acontecimentos da minha carreira profissional, percebia o crescimento e a bagagem de conhecimentos trazidos pelo curso de pedagogia que ajudaram a transformar minha prática a partir da teoria e as mudanças ocorridas em minha sala de aula.
Enquanto realizava o trabalho de TCC ocorreu a constatação de que as escolas multisseriadas encontram diversas dificuldades de funcionamento de acordo com o sistema educacional brasileiro, devido à fragmentação dos conteúdos, dos espaços e do tempo.
Foi assim que conclui que os principais desafios encontrados nesta organização de ensino ainda é o rompimento com as pedagogias tradicionais, as quais percebem o conhecimento de forma estática e homogênea, cabendo ao professor transmitir informações prescritas a alunos passivos. E a superação do processo de ensinar e aprender fragmentado, disciplinar, descontextualizado e unilateral.
As classes multisseriadas são um tipo específico de educação. Através da experiência docente reconheci as possibilidades e o potencial dessa organização de turmas no desenvolvimento de uma educação qualificada, criativa e interativa.
A descrença que muitas vezes ocorre em relação às classes multisseriadas decorre, muitas vezes, do desconhecimento da qualidade que essas escolas podem apresentar, assim como se ignora a importância dessas escolas na cultura e na vida social das comunidades rurais.
Esta retomada dos eixos anteriores paralelamente a construção do TCC colaborou com uma análise mais profunda da temática que envolveu meu estudo, pois geralmente procurava refletir sobre os conceitos de interdisciplinaridade, interação, Projetos de Trabalho. Também foi uma oportunidade de rever as aprendizagens que ocorreram, os conhecimentos que foram ampliados, as trocas de saberes com os colegas, professores e tutores, bem como as atividades desenvolvidas.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

esta postagem sintetiza a intensidade do teu envolvimento tanto com as propostas do curso quanto com a tua prática. Que bom que as tuas conclusões contribuíram tanto para validar o potencial da interdisciplinaridade quanto das escolas multisseriadas. Meus parabéns pela escolha do tema. Desejo que o período de "colheita" seja muito proveitoso e que inicies em breve novo ciclo de "plantio".
Um grande beijo, já com um pouquinho de saudades.
Profa. Nádie