domingo, 21 de novembro de 2010

PORTFÓLIO XIII

PORTFÓLIO XIII
Revisando todas as postagens realizadas no Portfólio de Aprendizagem durante este semestre de construção do TCC constatei que todos os Eixos do curso foram contemplados no sentido de relacionar com o TCC e com o estágio curricular, com exceção do Eixo V.
Por isso esta reflexão reporta as aprendizagens ocorridas no Eixo V – 2008/2.
Entre as interdisciplinas que integraram este semestre destaco Organização do Ensino Fundamental, acrescentando muitos conhecimentos novos que primeiramente caracterizou duas situações diferentes referente a gestão do ensino: Democrática e Patrimonialista.
Esta análise proporcionou refletir sobre as ações e decisões que ocorrem na escola em que trabalho.
De acordo com a LDB 9393/96 a organização da gestão democrática acontece em três dimensões: administrativa, financeira e pedagógica, permitindo a participação da comunidade escolar nas decisões tomadas na Escola. A gestão em parceria com a comunidade. Enquanto que no Patrimonialismo predominam características autoritárias, ausência de transparência, a burocratização das informações e os privilégios na função pública.
Outra característica da LDB que estudamos nesta interdisciplina e que ajudou a fundamentar teoricamente meu TCC: a flexibilidade, em seus Art. 23º e 28º estabelece que os sistemas de ensino devem promover as adaptações necessárias para que a educação básica seja ofertada adequadamente. Da mesma forma as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo oportunizam a organização dos conhecimentos que afirmem a diversidade cultural, política, econômica, de gênero e etnia presente no campo. Portanto, visa legitimar a identidade própria das escolas do campo, referenciando sobre os saberes próprios dos povos do campo.
Foi com base na gestão democrática que construímos com a comunidade escolar o Projeto Político Pedagógico da Escola em que sou diretora, fundamentado na concepção de currículo interdisciplinar, flexível e participativa o que permitiu que a organização dos PA durante o estágio fosse construído de forma mais autônoma, possibilitando que o pluralismo de ideias estivesse presente, baseado no respeito de opiniões e a participação igualitária, tornando o ambiente escolar mais democrático.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Esse teu caminho foi muito rico nesse semestre, postando reflexões com argumentos e evidências.
Te convido agora para postar apenas uma reflexão final, como se fosse um balanço, algo bem pessoal, como uma despedida.

Abraços
Roberta