domingo, 5 de setembro de 2010

PORTFÓLIO II

PORTFÓLIO II
Retomar ao primeiro Eixo do curso de pedagogia é como passar um filme em minha memória onde as primeiras cenas são de repletas de dificuldades, de inseguranças e de angústias, mas que são superadas por outras que deixam transparecer a persistência, a interação e a aprendizagem, principalmente na interdisciplinar das TICS, pois foi neste semestre que aprendi a base de tudo o que sei das ferramentas tecnológicas utilizadas durante o curso.
Entre as interdisciplinas que fizeram uma reflexão mais direta com a minha prática no Eixo 1 destaco: Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo; no texto intitulado: “Leitura do Mundo e a Festa Cidadã”, de Angela Antunes e Paulo Roberto Padilha que inicia com um poema: “Festa na Escola”, onde o tive o primeiro contato com as idéias de Paulo Freire sobre o que significa a leitura do mundo no ambiente escolar, articulando a leitura da palavra, instrumentalizando crianças, jovens e adultos e o papel na sociedade na luta contra a opressão, a injustiça e que cidadão queremos formar, qual o nosso comprometimento com a construção de uma escola democrática. “para isso é necessário que conheçamos a realidade concreta que constitui a escola e a realidade que a circunda.”(p. 2).
E é a leitura do mundo que nos permite penetrar no contexto em que a escola está inserida e desta forma vincular a construção do conhecimento à realidade da escola e colocar o “conhecimento historicamente acumulado, a serviço dos seres humanos e da transformação da sociedade.” (p. 2)
Neste sentido aprendi que o conhecimento pertencente ao senso comum trazido pelo aluno para a escola precisa ser valorizado e reconhecido, assim como os conhecimentos prévios sobre um tema em estudo na sala de aula, fazendo uma interligação com os conhecimentos científicos (formais x informais).
A história de cada um dos alunos revela mais do que o momento presente e nos oferece muitos tempos a serem considerados para planejar o futuro ao resgatar a história da comunidade, por exemplo.
Ao fazer um paralelo entre este texto e a minha prática de estágio curricular constato o quanto as ideias de Paulo Freire estiveram presentes no planejamento, nas ações e reflexões para acontecer a festa na escola que significa “A incorporação da informalidade ao currículo” (p. 6), quando pesquisamos diversos temas com a comunidade, confrontando e ampliando os conhecimentos formais.
A localidade do educando é, segundo Paulo Freire, o ponto de partida para a construção do conhecimento do mundo a partir do movimento dialógico e dialético voltado para a cidadania. Outro concepção que permeia minha prática.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Conseguiste relacionar bem a interdisciplina de Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo com o teu tema do TCC. A bagagem do aluno na classe multi seriada deve mesmo ser considerada e acredito que por aí tu vai conseguir escrever sobre a tua questão. Não esqueça de utilizar esses teus registros na construção do teu TCC.

Abraços
Roberta