domingo, 19 de setembro de 2010

PORTFÓLIO IV
O terceiro Eixo do curso de pedagogia foi uma etapa que despertou o gosto pelas Artes Visuais que passaram a integrar as minhas aulas com mais embasamento teórico e a ser percebida com acessível aos alunos quando passei a identificar, nos próprios livros didáticos, diversas obras de arte, realizando a leitura e a releitura.
A temática 7 da interdisciplina de Artes Visuais tratou da organização do ensino de arte em projetos de aprendizagem: uma forma de abordar os saberes escolares onde Fernando Hernández explica que por meio de projetos reorganizamos a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos, e “sobretudo, porque permite redefinir o discurso sobre o saber escolar (aquilo que regula o que se vai ensinar e como devemos fazê-lo).”
Desta forma um projeto na escola não pode apenas o planejamento de atividades para cumprir, pois precisa ter intencionalidade e abrir possibilidades e estar em constante avaliação e replanejamento, conforme aborda Miriam Celeste Martins no mesmo texto citado anteriormente: “Aproveitando acasos, caminhando opostamente por outros caminhos em tentativas investigadoras e ousadas, sem nunca perder de vista os focos centrais que fizeram nascer o projeto”.
Este foi o primeiro contato que tive com projetos durante o curso e lembro-me da angústia que foi realizar um projeto em Artes juntamente com os colegas em grupo quando não tínhamos conhecimento sobre sua elaboração, pois não empregava esta metodologia na escola, mas foi um desafio que trouxe aprendizagens inovadoras e reflexões sobre a organização dos conhecimentos e a interdisciplinaridade do currículo.
Também foi através da temática 8 desta mesma interdisciplinar, quando foi abordado a avaliação, que conheci o portfólio de aprendizagem como alternativa de avaliação formativa que segundo Fernando Hernandez podemos definir o portfólio como: “Um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos.”.
Com esta fundamentação teórica coloquei em prática durante o estágio curricular o portfólio de aprendizagem onde o aluno registra, pois estou dando continuidade a esta prática, suas aprendizagens da aula, sintetizando e organizando suas reflexões com frases, palavras, desenhos, descrevendo sobre algo importante mesmo que aconteceu fora do ambiente escolar. E na tentativa de adaptar as inovações do curso de pedagogia para a prática de sala de aula, lembrando os portfólios que realizamos ao longo do curso também é permitido comentários dos colegas e da professora.
No portfólio de aprendizagem o próprio aluno percebe sua trajetória durante um período servindo de referência para novas conquistas e como auto avaliação.
Foi neste semestre também que nossa criatividade, disposição física e artística foi colocada à prova nas interdisciplinas de: Teatro nas aulas práticas em que desempenhamos atividades corporais muito produtivas e que permitiram utilizar em sala de aula, na Ludicidade quando confeccionamos brinquedos de sucata, na Música quando cantamos e ensaiamos passos com a MPB, Literatura quando criamos uma história em grupo e nos vestimos de fantasias para apresentar para os colegas e em Artes também a visita a Bienal do Mercosul que despertou o gosto pela arte de uma maneira diferenciada muito além do que conhecia.
Como é gratificante refletir e recapitular estes momentos tão significativos do curso que nos faz ressignificar nossa concepção de educação.

2 comentários:

Roberta disse...

Giselda!!

O tema que escolheste para o teu TCC: as classes multi-seriadas representam o teu dia-a-dia e a tua paixão por ensinar num espaço de pessoas tão distintas.
Com isso consegues fazer relações facilmente com o que já foi visto.
Tuas reflexões são importantes para a construção do teu TCC.

Abraços
Roberta

Roberta disse...

Giselda!!

O tema que escolheste para o teu TCC: as classes multi-seriadas representam o teu dia-a-dia e a tua paixão por ensinar num espaço de pessoas tão distintas.
Com isso consegues fazer relações facilmente com o que já foi visto.
Tuas reflexões são importantes para a construção do teu TCC.

Abraços
Roberta