quinta-feira, 3 de junho de 2010

PORTFÓLIO XI

PORTFÓLIO XI
Oitava semana de estágio.
Nesta semana de estágio com apenas três dias letivos em virtude do feriado de Corpus Christi e do feriado municipal na sexta-feira finalizamos o projeto da cultura negra estudando aspectos relacionados com o continente africano a partir das publicações em jornais, revistas e na televisão por causa da copa do mundo o assunto em pauta quase que diariamente na mídia onde o aluno pode visualizar imagens que valorizam e demonstram as belezas da África e o desenvolvimento econômico e social,as paisagens naturais, as construções desmitificando as idéias negativas anteriores de miséria e de doenças como a AIDS.
Os conceitos de racismo, de discriminação e de preconceito ficaram mais claros a partir de exemplos bem práticos. Muitas vezes atitudes do cotidiano como piadas, frases feitas e repetidas sem análise e os apelidos podem parecer naturais e passam despercebidas por alguns, mas pode ser caracterizado como discriminação, preconceito e racismo.
O conhecimento da diversidade cultural possibilita uma melhor visão de mundo e percepção da realidade do outro, dos valores, dos costumes, das crenças, das religiões, auxiliando o convívio respeitoso em todas as esferas da sociedade.
Construímos a linha do tempo da copa do mundo com os anos em que o Brasil foi vencedor e o país em que ocorreu o evento, integrando com acontecimentos da vida dos alunos como data de nascimento sua e de seus familiares.
Realizamos a leitura de obras de pintores que retratam aspectos da cultura negra no Brasil, contextualizando com fatos históricos envolvidos.
No dia 31 de maio tivemos nossa única aula presencial durante o estágio curricular onde tivemos a oportunidade de conversar em grupo com a supervisora Carla Meinerz para esclarecer algumas dúvidas e tomar conhecimento das orientações para realizar o relatório final do estágio que deverá ser concluído a primeira versão até dia 28 de junho o que certamente produzirá muitas reflexões articuladas entre a teoria e a prática.
Outro projeto está iniciando com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e dos aspectos que poderão ser pesquisados durante o seu desenvolvimento: A cultura japonesa em Itati.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Gosto muito desse jeito de trabalhar entrelaçando grandes fatos, como a copa do mundo, com a vida dos alunos. Isso faz com que eles compreendam que as coisas acontecem concomitantemente.

Abraços
Roberta