sábado, 12 de junho de 2010

PORTFÓLIO XII

PORTFÓLIO XII
Nona semana de estágio.
O projeto desenvolvido foi sobre a cultura japonesa em Itati agregando mais conhecimentos para os alunos através de entrevista e pesquisas, compondo um álbum seriado com as principais aprendizagens adquiridas.
A entrevista faz com que o aluno perceba que as pessoas são importantes fontes de informação de uma comunidade, permitindo o resgate da memória local, uma vez que entrevistando pessoas pode-se perceber a sua relação com o grupo social com o qual convive, além de obter informações a respeito de diferentes tempos e lugares.
Com este projeto passamos a conhecer um pouco mais sobre a cultura de outro grupo étnico que compõe a população do nosso município que contribuiu com o desenvolvimento econômico e social de Itati através do cultivo de flores, de verduras, legumes. A grande preocupação com a educação de seus filhos, a participação nos eventos locais, porém devido ao fenômeno Dekasegui muitos descendentes emigraram para o Japão nos últimos anos para trabalhar, permanecendo determinado tempo pra ao retornar empreender em outro setor, diversificando a produção regional.
“Quando nos pomos a refletir sobre a constituição histórica da realidade, temos chances de participar mais ativamente da produção de nossa história e mais, temos alguma chance de imaginar outras realidades. A história está repleta de alternativas que não chegaram a se concretizar e que podem nos fazer repensar a repetição de nosso presente.” (Boaventura de Souza Santos. Para uma pedagogia de conflito).
O projeto da cultura japonesa em Itati foi bem produtivo porque os alunos não possuíam muitos conhecimentos sobre a imigração japonesa no nosso município e também porque incluiu a entrevista com uma integrante da Colônia Japonesa conhecedora de todo o processo do qual os japoneses participaram, diversificando dos outros projetos, conhecendo o intercâmbio cultural ocorrido entre o oriente e o ocidente tão próximo de nós onde os indígenas, os alemães, os negros e os japoneses convivem de forma harmônica, buscando o desenvolvimento local e regional. Neste sentido a cultura de um povo foi incorporada por outro.
“O trato de problemas relativos diversidade cultural constitui um desafio ao professor, na medida em que somente uma atitude neutra e não valorativa pode deixar a criança à vontade para elaborar seu próprio de si e dos outros. Não se trata de não avaliar padrões culturais, mas avaliá-los julgamento sem estabelecer a priori um modelo como certo e os demais errados.” (Aracy do Rego Antunes p. 25).

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Quando começamos alguns projetos não sabemos para onde ele irá nos levar. Essa é justamente a mágica dos projetos. Com o teu projeto sobre migração no município vocês chegaram aos japoneses e fizeram descobertar importantes e significativas.
Parabéns pelas iniciativas.

Abraços
Roberta