domingo, 20 de junho de 2010

PORTFÓLIO XIV

PORTFÓLIO XIV
Ao encerrar o estágio curricular em 11 de junho de 2010, completando 180 horas com os alunos do 3º e do 4º anos sinto-me muito satisfeita ao refletir sobre as atividades realizadas, o crescimento dos alunos em suas aprendizagens relatadas em seus portfólios de aprendizagem, as fundamentações teóricas que embasaram as reflexões de cada aula.
Foi um período de muita dedicação e persistência com a conexão da internet, muitas horas dirigidas nos finais de semana pra organizar a semana seguinte e alcançar a concretização de todas as atividades, mas tudo foi muito válido para meu crescimento profissional e pessoal.
Como professora-aluna sinto que ficou faltando a prática com as tecnologias aprendidas no curso de pedagogia porque na escola em que atuo não há disponibilidade de recursos tecnológicos como computador para os alunos. Para adaptar e colocar em prática estas aprendizagens construí com os alunos o portfólio de aprendizagem
Também porque é necessário registrar o que estamos aprendendo como forma de sintetizar os saberes e por em prática a avaliação formativa, solicitei que os alunos utilizassem o portfólio de aprendizagem e para isso cada criança recebeu um caderno onde deveria ir anotando as suas aprendizagens de forma bem simples e clara. Pude perceber que os principais conceitos abordados estão presentes.
O portfólio é uma forma de avaliação formativa muito eficaz porque ficam registrados todos os trabalhos, as descobertas, as reflexões realizadas, as dificuldades. Esta escrita auxilia na sua auto-avaliação e no desenvolvimento sua autocrítica ao refletir sobre suas aprendizagens, possibilitando o acompanhamento pela professora para poder intervir através da recuperação paralela conforme prevê o regimento da Escola.
No estágio desenvolvi com os alunos diversas atividades que proporcionaram observações, relatos, descrições, entrevistas, construção de croqui e de maquete, elaboração de mapa conceitual em cartaz, visitações, entre outras.
“Ao contrário da simples reprodução de procedimentos e do acúmulo de informações, é consenso que se deve possibilitar o desenvolvimento dos alunos de forma que eles possam construir capacidades de observação e análise, de estabelecimento de relações, de comunicação e argumentação e de validade e defesa de processos e idéias, além de estimular a diferentes formas de raciocínio, intuição, indução e dedução e a estimativa”. (Daniela Stevanin Hoffmann do texto: Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-matemáticas).
Para elaborar as atividades e as reflexões após cada aula durante todo o período de estágio recorri basicamente as aulas, aos textos e atividades desenvolvidas ao longo do curso de pedagogia.
Embora no estágio não é possível realizar tudo o que pretendemos como educadoras e tenho a consciência que devo dar continuidade ao aprimoramento das minhas práticas e adquirir mais embasamento teórico para tornar-me mais eficiente como professora das séries iniciais, os objetivos traçados foram alcançados dentro de quatro projetos que envolveram as principais etnias do nosso município: cultura indígena, alemã, negra e japonesa.

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