segunda-feira, 14 de junho de 2010

PORTFÓLIO XIII

PORTFÓLIO XIII
Dentro do projeto Cultura Japonesa em Itati fizemos uma visita ao Rio Bananeiras próximo à Escola e das casas da maioria dos alunos do 3º e 4º ano. Observamos a situação das margens, a pouca vegetação, a presença de alguns lixos como garrafa pet, a aparência limpa da água que pode conter muitas impurezas, micróbios e ser contaminada.
Durante o passeio os alunos fizeram anotações sobre as condições do trecho visitado e a frase mais utilizada foi que não devemos jogar lixo no rio para não sujar o nosso rio que deságua no Rio Três Forquilhas. Portanto a Escola precisa tratar a partir da realidade o estudo da Educação Ambiental com a devida importância e destaque que merece, pois é a partir dele que a qualidade de vida do nosso planeta poderá ser garantida. Cada um de nós deve se sentir responsável pela preservação do meio ambiente.
“A questão da educação ambiental, enquanto uma ação estratégia em busca da formação de indivíduos capazes não mais de dominar, mas de guiar/seguir a natureza. Este novo casamento entre a natureza e a humanidade necessitará, sem dúvida, de uma superação do modo de pensar atual, inclusive científico. Nesta forma de pensamento, a educação básica parece assumir um papel central.” (MORIN, 2001)
Ao retornar da visita do Rio Bananeiras fomos a Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Voges na sede do município de Itati que estava realizando a II Feira de Ciências com o tema: Água na preservação da vida, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar uma maquete de todo o trajeto do Rio Três Forquilhas muitos cartazes sobre os cuidados com a água, vídeos sobre as doenças causadas pela água contaminada e palestra dos integrantes da CORSAN sobre o tratamento de água.
A feira de ciências complementou de forma muito enriquecedora as atividades que havíamos realizado anteriormente, proporcionando ao alunos a reflexão sobre como podemos evitar o desperdício de água, cuidar dos mananciais e ser um defensor do meio ambiente, despertando a conscientização sobre a temática.

2 comentários:

Roberta disse...

Gizelda!!

Vejo que no teu projeto uma coisa puxa a outra. E os conhecimentos vão acontecendo naturalmente e se entrelaçando sem que esse processo seja forçado. Isso é muito bom, faz com que os alunos percebam que tudo está entrelaçado.

Abraços
Roberta

Gizelda disse...

OI Roberta!
Também percebo este entrelaçamento entre os projetos que não se tornaram fragmentados, dando uma continuidade sem perder o foco.
Abraços