sexta-feira, 30 de abril de 2010

PORTFÓLIO V

PORTFÓLIO V
Terceira semana de estágio

“Quando saio de casa não tenho dúvida nenhuma de que, inacabados e conscientes do inacabamento, abertos à procura, curiosos, programados, mas para aprender, exercitaremos tanto mais e melhor a nossa capacidade de aprender e de ensinar quanto mais sujeitos e não puros objetos do processo nos façamos.” (FREIRE, 1997)
Ressaltando as concepções de Paulo Freire em que suas posições visavam defender a pedagogia da pergunta, da curiosidade, inverso a fragmentação, a imposição, o depósito de conhecimentos. Em suas obras, encontra-se explícito o direcionamento para a pedagogia da autonomia.
Relacionando com o período de estágio percebo o quanto sou um ser humano inacabado no que se refere aos conhecimentos adquiridos, pois ao sair de casa muitas vezes pensei sobre o que será que meus alunos gostariam de aprender e o quanto insegura sinto-me em relação às curiosidades dos meus alunos. Como vou responder se não sei a resposta?
Neste momento reflito de outra forma: não sou dona do saber, posso pesquisar com meu aluno e não para o meu aluno, posso dizer que desconheço determinado assunto, posso dizer que estou aprendendo com ele e que ao compartilhar os conhecimentos também estou aprendendo. Que todas as pessoas estão sempre aprendendo e que o conhecimento não está presente somente nos materiais escritos: livros, revistas, enciclopédias.
Quando nesta semana pesquisamos sobre o uso das plantas medicinais com as famílias dos alunos percebi que aprendi muito sobre a temática, inclusive salientei para eles que até então desconhecia que tomando chá de ampicilina ajudava no combate da dor de garganta, pois nem sabia que existia esta planta.
“É assim que desempenhamos nosso ser social: pelo respeito às tradições, pelo respeito ao saber do outro e pelo exercício do pertencimento a uma teia que nos une ao infinito.” Daniel Munduruku

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Gostei muito dessa tua reflexão da semana, pois mostra que estás conseguindo refletir sobre a tua própria prática, chegando a conclusão que todos estão em constante aprendizado.

Abraços
Roberta