terça-feira, 6 de abril de 2010

PLANEJANDO O ESTÁGIO

PORTFÓLIO II
Ao coletar os dados na observação para o estágio curricular que iniciará em 12/04/2010, constatei que desde o início do curso não houve melhorias físicas na Escola, porém considero que muito além de um prédio bonito o que seria ótimo, o ambiente escolar é acolhedor, favorecendo uma educação cada vez mais qualificada.
Para dar uma dimensão bem precisa e caracterizar o ambiente escolar em seu contexto me estendi bastante por considerar importantes dados peculiares a uma realidade diversa da maioria dos colegas, pois sou a única integrante do quadro de professores e atendendo 4 turmas ao mesmo tempo. Neste sentido não percebo grandes alterações desde o início da minha carreira, pois geralmente trabalhei com turmas multisseriadas. O que constato de renovador são as mudanças práticas a partir das teorias estudadas durante o curso como permitir que o aluno exponha suas opiniões e menos aulas expositivas, procurar pesquisar junto com o aluno, porque o professor não detém a verdade absoluta, nem todos os saberes e que estamos sempre aprendendo mais, pois somos seres inacabados.
Certamente ao longo do estágio descobrirei outras inovações e reflexões a cerca das aprendizagens das diferentes interdisciplinas dos semestres anteriores.
Desde o início do curso todos os textos disponibilizados e as atividades realizadas estão impressos e encadernados por interdisciplina. Agora chegou à hora de reler, adaptar e colocar em prática técnicas mais desafiadoras que despertem no aluno a vontade de aprender e aprofundar novos conhecimentos, partindo do contexto de vida do aluno, de sua curiosidade numa perspectiva interdisciplinar são algumas propostas arquitetadas para o meu estágio.
Ao estagiar com os meus alunos do 3º e 4º ano pretendo integrar o máximo possível os conteúdos para favorecer a construção de projetos, pesquisas, saída de campo, intercâmbio e o debate dos conhecimentos entre os alunos, utilizando portfólio, entrevistas, músicas, dramatizações, construção de maquete, experimentações, gráficos, linha do tempo, entre outros que estão sendo construídos e planejados.

Nenhum comentário: