sábado, 8 de maio de 2010

PORTFÓLIO VI

PORTFÓLIO VI
Quarta semana de estágio.
Um novo projeto teve início com a temática da cultura alemã em Itati para que o aluno relacione a história de sua família com fatos históricos da localidade e do município. Há na comunidade onde a Escola está inserida diversas famílias com o mesmo sobrenome das primeiras 16 famílias que chegaram a Itati, conforme comprovamos em documentos que registram esta época. Inclusive um aluno encontrou o seu sobrenome entre os destes imigrantes.
Foi realizada uma pesquisa do nome e ano de nascimento dos antecedentes dos alunos e onde moravam ou moram para construir a árvore genealógica e a linha do tempo. Na construção da árvore genealógica foram empregadas cores diferentes para cada geração que compõe sua família (alunos, pais, avôs e bisavôs), diferenciando os maternos dos paternos o que facilitou o entendimento dos alunos.
Foi uma atividade bem produtiva que gerou muitos conhecimentos por parte do aluno e de sua família ao descobrirem que muitos possuem em suas raízes a etnia alemã. A maioria das famílias se envolveu e achou muito interessante este resgate do passado através da própria história da vida de familiares dos alunos.
Itati foi colonizada por alemães em 1826, mas não cultiva a tradição da língua alemã, porém muito desta cultura ainda está presente na região como algumas casas do estilo “enxaimel”, a festa tradicional do Kerb, na alimentação: as cucas. Este é um dos objetivos do nosso projeto descobrir a herança alemã no nosso cotidiano.
Os nomes revelam tanto a nossa história pessoal quanto aspectos do nosso povo.
Conhecer a história dos nossos antepassados é voltar no tempo. É buscar explicações para o presente. É reconhecer no presente vestígios do passado.
“Para realizar estudo que envolva a complexidade de conceitos de tempo e espaço
diferentes, nada melhor do que partir da própria vida dos alunos e de seus familiares”. (Maria Aparecida Bergamaschi no texto: Do acaso à intenção em Estudos Sociais).
Entre as atividades inovadoras deste período de estágio o estudo e a descrição de imagens é uma atividade que está enriquecendo as aulas, pois ao observarmos fotos antigas do município, outras mais recentes e a realidade atual o aluno tem a possibilidade de adquirir a noção de simultaneidade, continuidade e permanência do tempo e do espaço. As imagens despertam mais a curiosidade do aluno e torna os fatos mais concretos.
“Na reconstituição do passado remoto da comunidade, além de textos, depoimentos e relatos escritos, o material iconográfico assume papel relevante que permite mostrar pela imagem aquelas características das quais se fala escreve e, mais do que isso, permite a comparação de diferentes épocas. A linguagem visual pela imagem, apesar de não falar explicitamente da estrutura organizacional de um grupo ou sociedade, como fazer um texto, tem, no entanto, a vantagem de retratar as manifestações concretas daquela estrutura através da representação de seus agentes sociais e de suas produções culturais”. (Aracy Antunes do Rego. Estudos Sociais: teoria e prática).

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

É verdade que conhecendo a nossa histórias estamos conhecendo a nós mesmos. Ao trazermos esse resgate da nossa origem podemos trabalhar a interdisciplinariedade.

Abraços
Roberta