domingo, 25 de abril de 2010

PORTFÓLIO IV

PORTFÓLIO IV
Na segunda semana de estágio curricular consegui sentir-me mais segura e confiante, pois ao elaborar o Projeto de Estágio tracei algumas metas bem importantes para colocar em prática durante as próximas semanas.
Tendo como princípios orientadores da minha prática a valorização e respeito os conhecimentos prévios dos alunos e o contexto onde estão inseridos, interligando a prática em sala de aula com as teorias estudadas no curso de pedagogia e em formações continuada. Acredito que todos os alunos têm condições de desenvolver sua aprendizagem e respeito o ritmo individual, bem como o fundamento cognitivo baseado também no vínculo afetivo, possibilitando condições de segurança e de confiança para que se estabeleça a base da comunicação para que se sintam seguros para questionar ou serem questionados.
Com isso as atividades espontâneas da criança, a criatividade, a autonomia na resolução de situações- problema e os erros infantis são fontes importantes dentro do processo educativo baseada na perspectiva construtivista de Piaget que situa o aluno como centro do processo de aprendizagem e não o professor.
Além de Piaget também escolhi outro teórico para direcionar o meu estágio: o brasileiro que deu voz ativa aos analfabetos adultos para ler o mundo e as palavras: Paulo Freire, porque o eixo das idéias dele é a liberdade, sendo que a aprendizagem se dá na medida em que o educando dela participe. Enquanto o professor coordena o diálogo sem impor ou influenciar se comportando como um provocador de situações, um animador cultural num ambiente em que todos compartilham os saberes.
Para estas duas semanas estamos construindo um projeto sobre os indígenas que está rendendo muitas produções bem contextualizadas e importantes para que o aluno reconheça que os índios não são todos iguais, pois cada grupo possui seus aspectos culturais diferentes um do outro que precisa ser conhecido e valorizado por nós que com o decorrer da história foram assimilando também culturas de outros povos, resultando na miscigenação étnica e cultural que forma o povo brasileiro, contribuindo com a riqueza cultural do nosso município, principalmente no início da colonização alemã.
Geralmente os livros didáticos abordam a temática sobre os índios como se todos possuíssem os mesmos costumes e ainda mantivessem atualmente.
Estou bastante satisfeita com o desenvolvimento das aulas e com a participação dos alunos, bem com a interdisciplinaridade que está acontecendo de forma bem transparente, pois consegui integrar as plantas medicinais, por exemplo, no projeto de forma bem objetiva, favorecendo ótimas pesquisas na comunidade.
Outro fator que estava me preocupando era a falta de material para trabalhar a temática relacionando com o município, porém encontrei livros que comprovam a existência de indígenas na região, contextualizando os conhecimentos do senso comum e os científicos.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

É muito importante esse trabalho sobre o índio, pois na escola muitas vezes temos a tendência a esteriotipar esse povo que tem uma diversidade de cultura muito grande.

Abraços
Roberta