PORTFÓLIO III
1ª SEMANA DE ESTÁGIO
Como em todos os desafios que enfrentamos em nossa vida no início nos causa insegurança, angústia e muitas expectativas. O estágio não poderia ser diferente. As inseguranças se centralizam no como planejar, como estruturar, como postar, como fazer os registros. A angústia pela espera das orientações que não permitia avançar muito nos planejamentos e a expectativa girava em torno dos alunos, do desenvolvimento das aulas propriamente dito, a prática em sala de aula.
Mesmo para quem já está em sala de aula há bastante tempo o estágio é repleto de incertezas. Temos a experiência, mas o hábito de registrar apenas o indispensável, por comodismo, por falta de tempo e por acreditar que basta listar as atividades e as fontes de onde vamos retirar os conteúdos. Também não somos cobrados de outra forma. Este exercício de registrar, elaborar objetivos, justificar, desenvolver a aula para que outros possam compreender como e o que está acontecendo na nossa sala de aula, refletindo por escrito como foi o dia, certamente acrescentará muitas aprendizagens novas, bem como as orientações que recebemos da tutora e supervisora.
Ao encerrar esta primeira semana considero que escrevi muito mais do que normalmente fazia para elaborar os planos de aula e o projeto de estágio e refleti para dar continuidade com mais segurança e firmeza.
A partir da observação mais criteriosa de como os alunos estão aprendendo, suas curiosidades e suas dúvidas, fica bem mais fácil a sucessão do planejamento. Iniciei com o estudo da identidade do aluno. Conectando com o aniversário do município, partindo de conteúdos bem próximos de sua vivência o que permite que o aluno participe com mais entusiasmo e possa contribuir com os seus conhecimentos ao mesmo tempo em que verifico quais conhecimentos e concepções o aluno tem sobre si mesmo e o contexto de vida.
Em diversas atividades a noção de espaço e tempo foi contemplada.
Recorrendo na teoria explicações como a criança constrói a noção de espaço e tempo constatei que meus alunos estão enquadrados na etapa espaço operatórios: representam móveis e reversíveis que permite a passagem da ação para operação, em torno de 7 a 11 anos, em etapas sucessivas.
Uma atividade muito produtiva foi à construção da linha do tempo quando localizaram seu nascimento muito próximo da data de instalação do município (10 anos). Diversas comparações surgiram bem reflexivas.
“O trabalho nas 4 primeiras séries deve estar centrado principalmente na passagem do tempo intuitivo ao operatório. É preciso desafiar o raciocínio e levar a criança a vivenciar experiências que envolvam as noções de sucessão, de duração e de simultaneidade.” Do livro Estudos Sociais: teoria e prática de Aracy Antunes do Rego.
Como temos o que aprender com as nossas crianças! Para isso temos que ouvi-las mais, instigá-las mais e refletir sobre como formulam seus entendimentos.
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Um comentário:
Gizelda!!
O registro é mesmo muito importante, mas às vezes não conseguimos fazer o uso correto dele. Com o andamento do estágio tu iras ver os benefícios do regitro.
Abraços
Roberta
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