quinta-feira, 15 de abril de 2010

PORTFÓLIO III PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO

PORTFÓLIO III
1ª SEMANA DE ESTÁGIO
Como em todos os desafios que enfrentamos em nossa vida no início nos causa insegurança, angústia e muitas expectativas. O estágio não poderia ser diferente. As inseguranças se centralizam no como planejar, como estruturar, como postar, como fazer os registros. A angústia pela espera das orientações que não permitia avançar muito nos planejamentos e a expectativa girava em torno dos alunos, do desenvolvimento das aulas propriamente dito, a prática em sala de aula.
Mesmo para quem já está em sala de aula há bastante tempo o estágio é repleto de incertezas. Temos a experiência, mas o hábito de registrar apenas o indispensável, por comodismo, por falta de tempo e por acreditar que basta listar as atividades e as fontes de onde vamos retirar os conteúdos. Também não somos cobrados de outra forma. Este exercício de registrar, elaborar objetivos, justificar, desenvolver a aula para que outros possam compreender como e o que está acontecendo na nossa sala de aula, refletindo por escrito como foi o dia, certamente acrescentará muitas aprendizagens novas, bem como as orientações que recebemos da tutora e supervisora.
Ao encerrar esta primeira semana considero que escrevi muito mais do que normalmente fazia para elaborar os planos de aula e o projeto de estágio e refleti para dar continuidade com mais segurança e firmeza.
A partir da observação mais criteriosa de como os alunos estão aprendendo, suas curiosidades e suas dúvidas, fica bem mais fácil a sucessão do planejamento. Iniciei com o estudo da identidade do aluno. Conectando com o aniversário do município, partindo de conteúdos bem próximos de sua vivência o que permite que o aluno participe com mais entusiasmo e possa contribuir com os seus conhecimentos ao mesmo tempo em que verifico quais conhecimentos e concepções o aluno tem sobre si mesmo e o contexto de vida.
Em diversas atividades a noção de espaço e tempo foi contemplada.
Recorrendo na teoria explicações como a criança constrói a noção de espaço e tempo constatei que meus alunos estão enquadrados na etapa espaço operatórios: representam móveis e reversíveis que permite a passagem da ação para operação, em torno de 7 a 11 anos, em etapas sucessivas.
Uma atividade muito produtiva foi à construção da linha do tempo quando localizaram seu nascimento muito próximo da data de instalação do município (10 anos). Diversas comparações surgiram bem reflexivas.
“O trabalho nas 4 primeiras séries deve estar centrado principalmente na passagem do tempo intuitivo ao operatório. É preciso desafiar o raciocínio e levar a criança a vivenciar experiências que envolvam as noções de sucessão, de duração e de simultaneidade.” Do livro Estudos Sociais: teoria e prática de Aracy Antunes do Rego.
Como temos o que aprender com as nossas crianças! Para isso temos que ouvi-las mais, instigá-las mais e refletir sobre como formulam seus entendimentos.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

O registro é mesmo muito importante, mas às vezes não conseguimos fazer o uso correto dele. Com o andamento do estágio tu iras ver os benefícios do regitro.

Abraços
Roberta