segunda-feira, 2 de junho de 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA

Na temática de ESPAÇO E FORMA e ao realizar as atividades, considerei que muitas aprendizagens práticas ocorreram. Destaco o conhecimento, a construção e a utilização do GEOPLANO.






Expliquei a utilidade do geoplano ao meu marido que construiu três geoplanos retangulares para que eu pudesse realizar atividades concretas com os meus alunos, envolvendo as figuras geométricas, perímetro e área, facilitando a assimilação destes conceitos que nos anos anteriores, geralmente ficavam para o final do último bimestre e trabalhado de forma superficial.

O geoplano favoreceu a fixação destes conteúdos e o esclarecimento de dúvidas, permitindo a exploração através de diversos exercícios práticos que constam no texto: Geoplano professor Ms José Carlos Pinto Leivas da FURG, tornando as aulas de matemática muito mais atraentes e dinâmicas. Vou utilizar também no estudo de frações.

Mesmo antes de iniciarmos este bloco de espaço e forma na interdisciplina de matemática algumas atividades já havia desenvolvido com meus alunos, como a atividade 2, envolvendo localização espacial. Número 4 construção com cubos, confeccionando-os e manipulando de forma concreta.

Na atividade 6 explicar e criar um exercício com seqüência também é bastante trabalhado e de inúmeras maneiras com gravuras, numerais, formas geométricas, cores, letras... É do conhecimento dos alunos e são atividades que despertam o interesse deles, pois tomam como desafio descobrir qual a regra para dar continuidade a seqüência.

A atividade que exigiu mais tempo e dedicação foi a número 7 por tratar-se de pesquisa sobre grandezas, sistemas de medida e unidades de medida e realizar o exercício de relacionar unidades de medidas diferentes. Para pesquisar precisamos consultar diversas fontes, compreender, comparar e elaborar conceitos.

Nesta etapa, durante três semanas, também enfrentei problemas com a internet e com vírus no meu computador o que prejudicou o bom andamento das tarefas e a postagem no prazo estabelecido nesta interdisciplina.

A questão dos vírus está sendo bem problemática, pois não estou conseguindo eliminá-los e sempre novo se infiltram. Fiquei bastante aborrecida, mas como todo o problema tem solução...

Nenhum comentário: