quarta-feira, 18 de junho de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

AUTO-AVALIAÇÃO

Porque, porquê, porque e porquê. Os porquês fazem parte do nosso cotidiano ao conviver com crianças ativas e saudáveis, que acreditam que o professor tem resposta para todos os seus questionamentos.

A curiosidade é impulsionadora da aprendizagem, conseqüentemente como professora das séries iniciais passei a desafiar cada vez mais os meus alunos, devolvendo as perguntas que fazem em forma de outras perguntas para que reflitam e aprofundem seus conhecimentos de maneira mais criativa, imaginativa e investigativa, reconhecendo que para satisfazer nossa curiosidade, dúvidas, ampliar e adquirir mais preparo para enfrentar os desafios também fora do ambiente escolar é necessário pensar, pesquisar e concluir.

Como acredito que deva ser modelo na prática como incentivadora na busca por respostas procuro conjuntamente com os meus alunos estratégias na tentativa de compreender e construir conceitos, pois memorizar informações não os tornará autônomos e mais inteligentes.

Os alunos fazem muitas perguntas que possibilitam a exploração e a interdisciplinaridade dos conteúdos. Procuro aproveitar mais estas oportunidades para desenvolver a busca por explicações em diversas fontes, podendo comparar dados e realizar intercâmbio com os colegas, tornando as aulas mais dinâmicas.

Para favorecer um ambiente acolhedor na sala de aula exijo respeito mútuo e liberdade de participação democrática, estimulando os mais inibidos a manifestar-se e tornar-se mais participativos.

Desenvolvi mais a habilidade de observação e acompanhamento dos alunos individualmente e em grupos, pois tenho realizado muitas atividades em grupo, para entender como raciocinam para encontrar as soluções e fazer dos erros formas de aprendizagem.

À medida que constatamos o interesse dos alunos nós também mudamos nossa metodologia de trabalho e passamos a instigar mais nossas atitudes e ações.

Um comentário:

Stela disse...

Pois então minha amiga Gizelda. Não é fácil darmos conta de tantos porquês diariamente... Mas aprendemos também diariamente a conduzir essas indagações com mais parceria junto aos nossos alunos. Até algúm tempo atrás õs educadores sequer se preocupavam em perguntar, imediatamente já respondiam tudo aos alunos, entregando-lhes tudo pronto, a começar pela folha mimeografada! Hoje estamos no "tempo de construir cooperativamente", instigando a nossos alunos que construam, criem e recriem todo o seu conhecer/aprender.
Um beijão