segunda-feira, 16 de junho de 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS

Ao realizar a atividade de Estudos Sociais na Temática V, através da elaboração de um texto reflexivo que situe Estudos Sociais no currículo escolar.

Atualmente as aulas de Estudos Sociais têm como objetivo propiciar aos alunos a compreensão da vida e da ação de grupos sociais no tempo e no espaço, através de conteúdos referentes aos conhecimentos sociais, históricos e culturais.

O ensino desta área nas séries/ anos iniciais desempenha papel importante na formação da cidadania, desenvolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais e sua participação no coletivo.

Compreender a sua realidade, tomar posição, realizar escolhas, agir com critérios, transformar as reflexões baseadas em concepções de senso comum, interferindo através de desenvolvimento de observações atentas do seu entorno ao identificar as relações sociais em inúmeras e diferentes dimensões, articulando com outras áreas do conhecimento são os principais objetivos de estudos sociais.

Portanto os conteúdos, os conhecimentos e a organização curricular não devem na minha opinião, exclusivamente ensinar e aprender estudos sociais na formulação crescente e segmentada: eu, família, bairro, município, estado e país.

“Todo fazer pedagógico nasce de um sonho. Sonho que emerge de uma necessidade, de uma falta que nos impulsiona na busca de um fazer”.Madalena Freire.

Ao planejarmos nossas aulas de estudos sociais devemos considerar o entorno e as relações sociais, históricas e culturais, tornando-se um marco no processo ensino-aprendizagem, porém como um processo aberto para incorporar os imprevistos, os questionamentos, as curiosidades e as hipóteses levantadas pelos alunos.

À medida que o aluno interage com objetos da memória, documentos, depoimentos, coleta de dados, entre outras fontes de informação, sua participação torna-se mais ativa, pois há maiores possibilidades de ampliar e buscar com mais autonomia novos conhecimentos em aulas mais dinâmicas, principalmente em trabalhos realizados em grupo, como aconteceu quando desenvolvemos a temática: grupos sociais, sendo a Escola a fonte de estudo.

A aulas ficam mais atraentes ao considerarmos as questões sociais, atuando na aprendizagem de acordo com o contexto dos alunos, pois possibilita a leitura crítica dos espaços, das culturas e das histórias em diferentes situações. Muitas partem da curiosidade do próprio aluno, de problematizações, desafios, gerando conflitos entre as hipóteses iniciais e as adquiridas, tornando a aprendizagem mais significativa e menos fragmentada, desta forma favorece a interdisciplinaridade, como ao elaborar legenda da planta da escola, realizar estimativas e medições das partes da Escola, calcular área e perímetro da Escola no geoplano, a atividade com sombra em ciências, produção de texto...

Ao longo da minha vida profissional segui os conteúdos programáticos, planos de estudos, de unidade, enfim são muitas denominações sem profundas mudanças, sempre trabalhei nesta linha partindo da história de vida do aluno, da localidade, do município e do país, respectivamente de 1ª a 5ª série. O livro didático também, na sua maioria segue este traçado. Influenciada também pela acomodação e pela falta de reflexão em inovar, mesmo percebendo que o interesse do aluno e o rendimento não estavam adequados, porém este ano letivo realizei muitas atividades práticas e interessantes como mencionei anteriormente e percebi que os alunos estão mais dedicados e ampliando sua autonomia nas aulas de estudos sociais.

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