domingo, 25 de maio de 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS

Ao realizar a leitura do texto da UNIDADEII A SOCIEDADE E A CULTURA, os grupos sociais e elaborar a atividade desta temática, escolhi o grupo social Escola, porque estamos estudando a história de nossa escola com os alunos.
Em grupo realizei um levantamento sobre o que os alunos conheciam e o que queriam aprender sobre a trajetória da escola no tempo dos pais, avós, através de entrevista com a família e em aula traçamos um paralelo, comparando a escola atual e do passado para que os alunos percebessem as mudanças e as permanências que ocorreram.
Representação do espaço do ambiente escolar, estruturação, organização, elaboração de regras e normas de conduta para ser respeitados por todos.
Localizamos a Escola no mapa do munícipio dentro da comunidade, o município no mapa do RS e o RS no mapa do Brasil.
Confeccionamos círculos de papel de quatro tamanhos e cores diferentes, sendo que o menor representaria a localidade, o seguinte o município, o outro o RS e o maior o Brasil e colamos um dentro do outro. No círculo menor desenharam a Escola e eles próprios.
Pesquisaram acontecimentos no município, estado e no país no período e construiram a linha do tempo, comparando com a sua linha do tempo e a da Escola, construidas anteriormente.
Produziram um texto em grupo para apresentar para todos os alunos em forma de dramatização.
Com esta atividade os alunos adquiriram noção de tempo e espaço, mudanças e permanências, relações espaciais: localização, orientação e expressão através da representação.
A simultaneidade do tempo através da análise das linhas do tempo.
A compreensão que vivemos num espaço de muitas insrções e diferentes extensões.
No texto há muitas sugestões de atividades muito interessantes para aplicarmos com os nossos alunos ao longo do ano. É um material que nos acompanhará e servirá de subsídio para qualificar as aulas de Estudos Sociais.

Nenhum comentário: