quarta-feira, 11 de junho de 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS

No módulo 2 da interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais realizamos uma atividade prática com os alunos com o objetivo de obter sombras a partir de figuras geométricas.
Alguns questionamentos foram feitos com os alunos para definirmos em conjunto o conceito de sombra: “É a imagem reproduzida de pessoas, objetos ou elemento pertencente à natureza que aparece escura com a presença de luz natural ou artificial e que sofre modificações de acordo com a posição da luz ou do elemento projetado”.
Os vídeos: “O Sol da Meia Noite” e “Luz e Sombra” nos fez refletir sobre a importância da luz e da sombra, do dia e da noite na vida das pessoas e dos animais, enfim de toda a natureza e os movimentos realizados pela Terra de forma mais esclarecedora. Estes dois vídeos também foram objetos de estudo dos meus alunos da 3ª e 4ª série. Assistimos comentando cada slide e questionando sobre as relações entre eles. Os alunos produziram um texto sobre o assunto e através desta atividade constatei o entendimento que obtiveram sobre o tema.
Os textos lidos neste módulo foram muito questionadores, principalmente: “O Sol que cura e o Sol que mata” publicado por Alexandre Feldmann. Ele esclarece que a vitamina D é produzida no nosso organismo a partir dos raios ultravioletas do sol, segundo o autor, a exposição ao sol a pino de corpo inteiro, diariamente entre 4 a 6 minutos é o suficiente para prevenção de uma série de doenças. Ressalta também que devido ao grande apelo das indústrias de cosméticos as pessoas estão se escondendo cada vez mais dos raios do sol e que a vida confinada em ambientes fechados desde a tenra idade faz com o organismo fique carente de vitamina D. Quanto ao uso de filtro solar o autor é bastante crítico e nos faz refletir sobre o assunto, exigindo mais esclarecimentos para poder optar se o seu uso é realmente eficaz.
No texto: “Os domingos precisam de feriados” uma citação bem real e que nos faz pensar: “Lazer não é feito de descanso, mas de ocupação para não nos ocuparmos”.Que as pessoas querem estar atarefadas para se sentirem importantes.
Na realização do planejamento para desenvolver estudo sobre os ciclos da natureza, a temática que trabalhei com os meus alunos foi sobre o ciclo da água e para isto realizamos experiência, visitação ao rio, análise de fotos das últimas enchentes, pesquisas, elaboração de gráfico, interpretação de poesia, teatro, história em quadrinhos, produção de texto...
Como a água está associada aos demais ciclos e a extrema importância que exerce na manutenção da vida no planeta, tornou uma atividade bastante extensa na elaboração e na execução, conforme mencionei para o professor Marcelo na aula presencial, mas proporcionou a aprendizagem de novos conceitos e a consciência ambiental de todos ficou mais apurada.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

A tua postagem está excelente, não apenas pela importância das descobertas e experiências realizadas com os alunos, mas por integrar com primor uma reflexão entre a teoria e a prática.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie