domingo, 18 de maio de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR

A atividade 4 da Interdisciplina Seminário Integrador desencadeada por perguntas elaboradas pelos alunos, tornou-se um exercício reflexivo e investigativo.
Para não induzir nenhum tema, solicitei aos alunos que escrevessem perguntas sobre o que gostariam de conhecer ou curiosidades sobre qualquer assunto.
Durante trinta minutos os alunos da 3ª e 4ª série elaboraram os seus questionamentos e depois leram, enquanto eu anotava.
Fiquei impressionada com a variedade e a qualidade das perguntas. Como eram muitas, selecionei algumas para registrar no PBwiki. Muitas relacionavam-se com fenômenos da natureza, sentimentos, corpo humano, animais...
No dia seguinte surgiram mais perguntas, mesmo sem que fosse solicitado: do que é feito o plástico, o ferro, o aço, o sal, o fogo...
Na aula presencial compreendi o significado desta atividade para nós professores: desenvolver a capacidade de ouvir, deixar os alunos descobrirem as respostas, sugerir novos questionamentos e relacioná-los com o conteúdo da aula. Argumentar é uma habilidade que reconheço que preciso desenvolver em mim como aluna, professora e pessoa.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Gizelda!

Está excelente a tua postagem. Eu gostaria de destacar a tua postura ao realizar a atividade, dando liberdade aos alunos para expressarem livremente suas dúvidas. Acredito que a forma como a atividade foi desenvolvida contribuiu para que os teus alunos continuem trazendo suas perguntas sobre o mundo que os cerca. Esta curiosidade é o motor da aprendizagem e, pela diversidade das perguntas, fiquei me questionando sobre a forma como irás conduzir este novo elemento (curiosidade) na sala de aula. Fiquei me perguntando como pretendes desenvolver a tua capacidade de argumentação, nos diversos âmbitos? Costumas exercitar a expressão de dúvidas? Manifestar as tuas crenças? Defender os teus pontos de vista? Quando e como? Justifico estas perguntas com base no teu perfil no blog (um pouco tímida) que se confirma nos nossos encontros. Acho ótimo que encares isto como um desafio a ser vencido e me coloco a tua disposição, para ajudar no que puder. Conte comigo!
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie