segunda-feira, 5 de maio de 2008

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais.

Ao realizar a leitura das unidades III e IV: O espaço e o tempo do livro Estudos Sociais: teoria e prática.

Identifiquei as etapas do processo de construção das noções de tempo e espaço na criança e a observar com mais atenção a construção elaborada pelos alunos na operação em situações que as envolvem.

Inicialmente a criança é egocêntrica, até aproximadamente dois anos. Ela explora e ocupa o espaço com movimentos do próprio corpo, através dos órgãos dos sentidos: espaço perceptivo.

O espaço intuitivo surge quando a criança passa a trocar o objeto por um símbolo: imagem ou palavra, constituindo o espaço representativo. Inicialmente de forma intuitiva e progressivamente atinge o espaço operatório: quando a criança desenvolve a capacidade de identificar relações de reciprocidade e coordenar diferentes pontos de vista.

É preciso desafiar a criança com diversas experiências que envolvam as noções de ordem, de duração e de simultaneidade, com o objetivo de construir a noção de continuidade do tempo de forma gradativa, por ser abstrata e portanto mais difícil de compreender.

Estas fases podem ser percebidas por nós professores ao realizarmos brincadeiras que envolvem a noção de direita e esquerda, por exemplo. Estou desenvolvendo várias atividades com o objetivo de alcançar a representação pelos alunos, passando da ação para a operação. Algumas atividades encontrei no livro mencionado, outras adaptei e o resultado está motivando cada vez mais os alunos a buscar novos conhecimentos.

Considero muito importante essas noções, porque são imprescindíveis para a compreensão das etapas sucessivas.

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