segunda-feira, 28 de abril de 2008

Representação do Mundo pela Matemática

Ao encerrar a temática:"Números e Operações", tivemos a oportunidade de rever e reflectir sobre muitos conceitos ao desenvolver e aplicar atividades e interagir com os colegas no Pbwiki coletivo.
Constato que para melhorar a compreensão das operações, devo desafiar os alunos a encontrar a incógnita e variar o lugar em que ela aparece no enunciado de um problema.
A adição e a subtração são operações complementares e não inversas como entendia. Passei a socializar com a turma as diferentes soluções encontradas, para que percebessem as várias formas de resolução, dando oportunidade de debater e expressar as estratégias utilizadas.
Os alunos estão começando a usar a sobre contagem, o que facilita o processo de cálculos e a resolução de problemas de transformação, constatando que não há somente um caminho para chegar a resposta correta.
Estou trabalhando mais freqüentemente com cálculo mental, estimativa e fazendo uso da calculadora em sala de aula como aliada da aprendizagem, através de desafios que partem cada vez mais do contexto de vida dos alunos, integrando mais os conteúdos, aproveitando as dúvidas e as curiosidades dos alunos e diminuindo a utilização do livro didático, onde muitas vezes os exercícios seguem uma única linha de raciocínio, através de modelo pronto.
Considero que esta temática contribuiu muito para o crescimento e favoreceu o intercâmbio de atividades, finalizando com a atividade 6, visita aos outros grupos. O que permitiu conhecer como os colegas contornam as dificuldades encontradas pelos alunos nas quatro operações e através da atividade proposta aplicar em sala de aula diversas alternativas de trabalhar números e operações.

Nenhum comentário: