domingo, 16 de maio de 2010

PORTFÓLIO VII

PORTFÓLIO VII
Quinta semana de estágio.
Nesta semana continuamos o Projeto da cultura alemã em Itati pesquisando sobre a influência alemã presente no município a partir de um texto informativo produzido através da leitura de livros que mencionam sobre a chegada dos alemães a Itati, pois não há material didático específico para as crianças. Por isso foi preciso construir um texto mais acessível que cita os utensílios utilizados pelos primeiros imigrantes e as heranças da cultura indígena que integraram a alemã: cuia de porongo, o uso da taquara para fabricar balaios, cestos, peneira. A cuca alemã, os derivados de carne suína, alguns vocábulos: chope, chique.
Os alemães trouxeram de seu país de origem as sementes de trigo, cevada e centeio, mas nenhuma destas culturas há atualmente no nosso município. Embora sendo colonizado por alemães não aconteceu a continuidade do emprego da língua alemã na região, porque as lideranças da época acreditavam que morando no Brasil deveriam falar português.
Os alunos também pesquisaram sobre a emigração ocorrida no nosso município, localizando no mapa do RS a cidade em que residem atualmente seus parentes que geralmente trocaram a cidade pequena por grande centro como as cidades da Grande Porto Alegre, identificando os principais motivos que influenciaram esta saída que são a procura por emprego, para estudar e para construir uma nova família porque contraíram núpcias.
“O importante no trabalho com a história local que interessa mais de perto ao professor das primeiras séries é que essa realidade local é parte integrante de uma realidade maior, que explica e lhe dá significado. O local, embora possa ter especificidades em relação a outros locais, é sempre parte de um todo maior, que lhe dá expressão. A história local deve privilegiar o estudo da sociedade, dos grupos sociais e das relações sociais, da organização estrutural que as explica e que as transforma ao longo de diferentes épocas históricas.” (Aracy do Rego Antunes – Estudos Sociais – Teoria e Prática).
Outra atividade que merece destaque nesta semana foi a aula-passeio que realizamos para observar a vegetação próxima a Escola para identificar as semelhanças e as diferenças entre elas, a sua importância para o meio ambiente, para os animais e para as pessoas, incluindo os vegetais como fontes de vitaminas e sais minerais para o nosso organismo, abrangendo os cuidados com a manipulação, o transporte, o armazenamento e a preparação dos alimentos, ampliando os conhecimentos.
“A aula-passeio, por exemplo, ‘mãe’ do atualíssimo estudo do meio, surgiu de uma observação simples: se, dentro da sala, as crianças viviam interessadas no que acontecia do lado de fora, por que não sair com elas e aproveitar esse interesse para o aprendizado?” (Fonte: Revista Nova Escola, edição 139-jan. 2001). Referência ao professor primário do século 20 Celéstian Freinet que continua sendo muito atual para despertar no aluno o sentido de observação, partindo do concreto ao valer-se dos órgãos dos sentidos para descobrir e confrontar com as informações presentes nos livros didáticos.
Também ocorreu a integração com atividades lúdicas, favorecendo a expressão corporal, a integração, o respeito mútuo, a solidariedade, a autonomia e a criatividade.
“Através do simbolismo do brinquedo a criança transfere interesses, fantasias, ansiedades e sentimentos. Brincar, então, é um meio de compreender e relacionar-se com o meio.” (FORTUNA, 2000).

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Vejo que a diversidade é ponto forte no teu planejamento. Isso faz com que os alunos se sintam mais envolvidos e ativos na construção do seu conhecimento.

Abraços
Roberta