sábado, 19 de abril de 2008

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais

A atividade da aula presencial inicialmente foi intrigante. A representação dos componentes da natureza, através de desenhos. Tive preocupação em transmitir a minha interpretação das palavras e que fosse entendido o que desenhei, mas não consegui descobrir qual era realmente o objetivo da atividade.
Ao colocar em prática a atividade com os meus alunos percebi como há maior desenvoltura nas representações das crianças e as mais diversas formas de interpretar cada palavra. No momento em que reuniram-se em grupo para analisar os desenhos muitos debates ocorreram, despertando a curiosidade e o enfrentamento de opiniões diferentes. Então pude perceber que esta atividade poderia mudar a maneira como as crianças vêem o mundo e como podem explicá-lo.
Refleti a partir dos textos lidos que quando partimos de situações concretas, de interesse do aluno e integramos novos conceitos e informações, ampliamos a visão inicial de representar e a aprendizagem se efetiva. Foi o que ocorreu a partir desta atividade prática sobre a representação da natureza. O que parecia apenas desenhos, tornou fonte de discussão e argumentos foram formulados a partir de conhecimento anteriores. Também foi uma forma de diagnosticar o que os alunos sabem sobre o assunto.
Os textos lidos nos remete a repensar algumas abordagens sobre a natureza apresentadas nos livros didáticos. Um exemplo : textos que classificam os animais em utéis e nocivos, são conteúdos ultrapassados, conforme a autora do texto: "Tele natureza e a construção do Natural" de Marise Basso Amaral. Nos faz refletir sobre os saberes alternativos que compõem o senso comum e o conhecimento científico. Qua a verdade não é permanente. É fonte de reflexão de criação, de explicação hpotética, de testagem, experimentação na busca por mais informações.
Outra citação do mesmo texto referido acima é sobre o desafio que temos como professores de compreendermos os profundos efeitos que os meios de comunicação estão tendo na moldagem da vida cotidiana das nossas crianças, sobre a questão da ilusão da satisfação imediata, que percebemos claramente até na maneira como os alunos brincam, copiando as ações dos personagens da televisão.
Certamente muitas outras reflexões faremos ao longo do semestre, após ter iniciado de forma tão instigadora!

Nenhum comentário: