segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EJA

IX PORTFÓLIO EJA

A interdisciplina da EJA está enfatizando a questão da alfabetização dos jovens e adultos o que considero bastante relevante para nossa atuação futura, pois estaremos munidos de fundamentação teórica bem embasada, principalmente pela visão inovadora proposta por Paulo Freire quando começou seu trabalho com alfabetização de adultos em meados dos anos 1960.
Em seu livro Pedagogia do Oprimido p.66 Freire escreve: “Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.” O que denominou de educação bancária, onde o professor deposita e o aluno recebe. Portanto centrada no professor. O aluno é reduzido a um mero espectador ou um copiador de quadros cheios de conteúdos. Quanto mais lições o professor passa mais eficiente é considerado.
O aluno quieto, obediente e que consegue realizar todas as tarefas é destacado entre os demais e recebe as melhores notas.
Para efetivar mudanças Freire constrói um método de alfabetização onde a essência está no aluno que deve entender o que lê e escrever o que entender, desenvolvendo uma visão crítica do mundo, da sociedade e de comunidade onde o aluno está inserido e que passa desencadear ações transformadoras na realidade vivida. Neste sentido o método dos temas geradores a partir do levantamento do universo vocabular da turma alfabetizada e a escolha das palavras geradoras, funcionando como um desafio para o grupo.
Com este processo a alfabetização passa a ter significação como aprendizagem de vida e para a vida, baseada na contextualização e na problematização dos conteúdos onde o papel do professor é fundamental para despertar e inspirar com suas intervenções produtivas através do diálogo e da interação.
Como não tenho experiência com alfabetização de jovens e adultos tenho muita expectativa que tenha a oportunidade de aplicar o que estamos estudando em algum projeto que surja na comunidade onde trabalho, mas na atuação com classes de séries iniciais também é muito válido este estudo dos temas geradores, pois podemos adaptá-lo e colocar em ação com sucesso.
Refletir a partir das idéias de Paulo Freire é sempre muito enriquecedor para o profissional da educação e para o cidadão brasileiro, porque nos proporciona analisar a realidade e as ações desenvolvidas na escola e na sociedade de maneira mais democrática.

3 comentários:

By Benites disse...

Gizelda!

Na tua reflexão quase ao final , salientas que mesmo não tendo uma experiência no eja, acredita que seja possível utilizar, adaptar a séries inicias algumas coisas do EJA.
Poderias citar um exemplo?
Aguardo.
Benites

Gizelda disse...

Olá Benites!
Na alfabetização de alunos da zona rural filhos de agricultores posso realizar investigação para levantamento de palavras/ temas que os alunos têm interesse em descobrir sua escrita e leitura que fazem parte do seu cotidiano para destacar uma palavra geradora, debatendo questões relacionadas que provoquem aprendizagens utéis para a vida. Pesquisa com a família, como se planta, como e quando se colhe, outros produtos que são adquiridos no armazém, data de validade, embalagem, qualidade, receitas, trava-línguas, poesias...com palavras tipo: feijão, batata, laranja, goiaba, etc.
Gizelda

Gizelda disse...

Olá Benites!
Na alfabetização de alunos da zona rural filhos de agricultores posso realizar investigação para levantamento de palavras/ temas que os alunos têm interesse em descobrir sua escrita e leitura que fazem parte do seu cotidiano para destacar uma palavra geradora, debatendo questões relacionadas que provoquem aprendizagens utéis para a vida. Pesquisa com a família, como se planta, como e quando se colhe, outros produtos que são adquiridos no armazém, data de validade, embalagem, qualidade, receitas, trava-línguas, poesias...com palavras tipo: feijão, batata, laranja, goiaba, etc.
Gizelda