quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

X PORTFÓLIO
A partir do Movimento da Escola Nova as formas de compreender o processo de ensino e aprendizagem modificaram as práticas pedagógicas com atividades mais dinâmicas, conforme estamos estudando no Enfoque Temático 6 da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação.
Entre os integrantes deste movimento está Maria Montessori que nos deixou muitas concepções e práticas que empregamos até hoje em nossa sala de aula como materiais pedagógicos lúdicos, partindo do concreto para o abstrato como o Material Dourado que tem como objetivo desenvolver a estrutura do Sistema de Numeração Decimal Posicional. Não tenho conhecimento deste material porque na escola em que atuo não tem, mas acredito que deve ajudar os alunos a apropriar-se do sistema de numeração nas suas posições: unidade, dezena, centena e milhar que não é conteúdo muito fácil de abstrair. Os alunos conhecem o número, mas a posição para resolver o cálculo nem sempre entende. O raciocínio lógico matemático se desenvolverá mais concretamente.
Jornal escolar, trocas de experiências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio são práticas atuais presentes nas escolas são idéias defendidas e aplicadas pelo educador Celestin Freinet desde os anos 20 do século passado na França.
A cooperação está presente entre os pontos fundamentais de sua pedagogia. A interação entre o professor e o aluno é essencial para a aprendizagem.
Neste sentido passo a entender o quanto as aulas ministradas nas nossas escolas e as minhas aulas, os planejamentos educacionais não são produzidas de forma tão autônoma e criativa como imaginava, mas decorrentes de discursos, estudos e práticas, baseadas em teorias fundamentadas em autores e pressupostos teóricos que embora pertençam a contextos temporais bem distantes da nossa realidade continuam sendo atuais. Portanto não é necessário ter pressupostos inovadores para inovar na educação.
O professor deve se munir de conhecimentos diversificados para adaptar a sua realidade e refletir sobre como está acontecendo a aprendizagem de seus alunos.
práticas pedagógicas

2 comentários:

By Benites disse...

Gizelda!

Digamos que o professor deve saber como cruzar informações, estudos, pesquisas na área de educação com o que representa hoje os meus alunos em classe. Que turma eu tenho? Que bagagens eles trazem de casa com relação ao seu emocional?
São fatos relevantes na condução do ensino.
Vejo que nossa tarefa como educador vai do 0 a 80. E não tem volta!
Você em sua reflexão fala da matemática, raciocínio lógico isto é muito importante. O que você acha destas afirmações acima.
Aguardo seu comentário.
Bentes

Gizelda disse...

Olá Benites!
Não entendi as suas colocações claramente.
Mas acredito que o emocional influencia bastante o desenvolvimento das tarefas em sala de aula e é preciso que o professor esteja atento a mudanças de comportamento e atitudes de seus alunos e entrar em contato com a família para saber o que está acontecendo. É preciso ter a sensibilidade de perceber. Afinal são crianças que estão em formação psiquica, afetiva, emocional e cognitiva e as fases de crescimento gera conflitos internos. O desenvolvimento do racíocinio lógico é essencial para resolver os problemas e as dúvidas da vida e a escola pode contribuir em vários sentidos e em diversas situações: jogos, brincadeiras, construções, textos, cálculos.