quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

VIII PORTFÓLIO

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Cada vez que leio capítulos do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire reflito sobre minha vida como estudante na década de 70, como professora a partir de 84 e como estudante de pedagogia desde 2006. São épocas diferentes em contextos também diferentes na história, na sociedade e na política educacional do Brasil.
Nesta parte do livro: Dialogicidade- essência da educação como prática da liberdade, a palavra diálogo é citada inúmeras vezes, mas Freire esclarece para que possamos refletir com cautela que o diálogo tem o poder de libertar ou de oprimir.
“Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor aos homens e ao mundo.” P.45.
No decorrer da minha vida na escola muitas vezes o diálogo foi imposto para calar, para a submissão dos poderosos. Este não é o diálogo proposto por Freire, pois é um monólogo, um fala o outro ouve e aceita. Diálogo que traz crescimento e compartilha saberes é quando somos ouvidos, dando valor a nossa opinião, considerando a voz de todos com igual importância. Este é o verdadeiro diálogo!
O trabalho com temas geradores tem sua base no diálogo, conforme entendi, pois é através dele que coletamos os conteúdos que vão acrescentar e transformar os conhecimentos adquiridos na escola, tornando-os significativos.
Neste mesmo capítulo o autor deixa clara a importância do trabalho com temas geradores porque parte de como se constituem a linguagem e o pensar do aluno, através do diálogo entre professores e alunos sobre a visão que tem de mundo. Deste conversar “sobre” de forma investigativa surgem às palavras chaves e os temas para desenvolver as aulas com a análise do sentido social das palavras como consciência do mundo em que vivem que deve ser problematizados pelo professor para despertar a busca por novos conhecimentos e o despertar do senso crítico e criativo nos sujeitos que freqüentam a escola para serem alfabetizados.
Outro aspecto bem relevante desta leitura reflexiva é sobre a ação, se está relacionada com a teoria produzida na escola com o contexto de vida para produzir transformações promissoras.
O trabalho com temas geradores é uma proposta pioneira na educação de adultos, mas a partir de seu estudo constatei que pode ser utilizada também nas séries iniciais em que atuo.

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